Connect with us

Praça da Liberdade recebe programação especial do mês da Consciência Negra nesta sexta

Agenda

Praça da Liberdade recebe programação especial do mês da Consciência Negra nesta sexta

Programação vai contar com exposições, contação de histórias e lançamento de Disque Antirracista

A programação do mês da Consciência Negra começa nesta sexta-feira (11) em Petrópolis, com atrações culturais e um marco importante no combate aos crimes de racismo e injúria racial: o Disque Antirracista – um número direto onde as pessoas poderão denunciar crimes e violência contra o povo preto.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Disque Antirracismo

O lançamento do Disque Antirracismo será feito durante o lançamento da programação cultural, que será nesta sexta-feira (11), no Centro de Cultura Raul de Leoni. O pontapé inicial será dado com a exposição AfroFuturismo e o espetáculo “Nem todo filho vinga”. O evento é promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), e tem uma programação cultural extensa e gratuita nas comunidades e também na Praça da Liberdade – com a 10ª Ubuntu – Festa da Cultura Afro-brasileira.

“Faremos uma grande festa para exaltação da cultura afro-brasileira. O Ubuntu está na sua décima edição e precisava ter esse protagonismo e importância no nosso calendário de eventos. Além de toda parte cultural e gastronômica”, disse o presidente do Compir e coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura, Filipe Graciano.

Outros eventos

No sábado (12), a programação tem início nas comunidades com contações de história, oficinas de turbante e jongo a partir das 16h. As atividades seguem até terça-feira (15), no Alto Independência, Duarte da Silveira, Madame Machado e Cascatinha. Na segunda (14), o Centro de Cultura Raul de Leoni, recebe o espetáculo “Deixa a Gira Girar”.

“Esse ano a festa será muito maior do que nos anos anteriores, é missão do nosso governo valorizar a cultura afro-brasileira que ainda não teve seu devido lugar de respeito na cultura de Petrópolis. Além disso, vamos levar programação para as comunidades, não apenas no centro para que a população tenha melhor acesso”, ressaltou a secretária de cultura, Diana Iliescu, acrescentando que a recuperação e ampliação dos painéis de Zumbi, Dandara e Tereza de Benguela, na Praça da Liberdade, fazem parte das atividades do mês da Consciência Negra.

“O nosso objetivo é fazer o resgate, a preservação e a disseminação da cultura afro-brasileira. Não é apenas uma festa com música e gastronomia, mas sim a exaltação do povo preto e formação de uma consciência de políticas públicas”, ressaltou Graciano.

 Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir