Saiba onde se vacinar com a dose de reforço contra a Covid-19 em Petrópolis
Recomendação da OMS continua sendo para que a população complete o ciclo vacinal e siga usando máscaras em locais fechados
Com o aumento de casos de contágio e internações por Covid-19 em todo o país, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação no município, bem como tomar certos cuidados para prevenir a doença. Segundo especialistas, a nova onda ocorre devido as duas cepas do vírus, surgidas a partir da Ômicron. As variantes recém descobertas são potencialmente mais resistentes à vacina.
Teste de covid-19 molecular RT-PCR / Foto Reprodução Internet
Apesar das medidas de proteção contra o coronavírus terem sido afrouxadas, o vírus continua em circulação. Seguindo a tendência de todo o país, de acordo com o Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) os casos de covid-19, que estavam em queda em Petrópolis, aumentaram 16% de setembro a outubro deste ano.
O número de ocorrências da doença em Petrópolis até outubro deste ano já é maior que o total de 2021. Somente nos 10 primeiros meses de 2022 foram 38.085 ocorrências contra 33.470 no ano anterior. Ainda assim, os óbitos pela doença permanecem em queda, não tendo sido registrado nenhum no ultimo mês. Em 2021, a cada 28 pacientes com a covid-19, um falecia. Já em 2022, este número caiu para um em cada 272.
Vacinação em Petrópolis
Segundo o painel de monitoramento da vacinação feito pela Prefeitura de Petrópolis, 266.591 primeiras doses já foram aplicadas na cidade, totalizando pouco mais de 90% da população. Em relação a segunda dose, mais de 250 mil pessoas foram imunizadas, resultando em quase 85% dos petropolitanos. Os números caem para 170 mil e 74 mil aplicações quando chegamos aos reforços da vacina.
Foto @fuipra_rua
Onde se vacinar?
Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que apenas 30% do público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 – referente a segunda dose de reforço (quarta etapa) – procurou os postos de saúde para se imunizar. Com isso, as vacinas continuam disponíveis em todo município. Confira:
– Centro de Saúde Coletiva e Centro de Saúde Itamarati (adulto e pediátrico)
- Segunda, quarta e sexta-feira – 8h30 às 19h30
- Terça e quinta-feira – 8h30 às 16h30
– UBS Itaipava e UBS Quitandinha (adulto e pediátrico)
- Segunda, quarta e sexta-feira – 8h30 às 16h30
- Terça e quinta-feira – 8h30 às 19h30
– PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga (adulto e pediátrico)
- Segunda a sexta-feira – 8h às 16h
– UBS Morin (adulto)
- Segunda a sexta-feira – 8h30 às 16h30
Foto: Freepik
Prevenção
A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que para prevenir contra o vírus, as orientações ainda são as mesmas e que o meio de proteção mais eficaz é a vacina. Confira a cartilha completa:
- Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos um metro), mesmo que elas não pareçam estar doentes;
- Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico;
- Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados. Abra uma janela se estiver em um local fechado;
- Limpe as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Complete o esquema vacinal;
- Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;
- Fique em casa se você sentir indisposição.