Connect with us

Espetáculo gratuito ‘Diário do último dia’ acontece esta semana no Centro de Cultura Raul de Leoni

Agenda

Espetáculo gratuito ‘Diário do último dia’ acontece esta semana no Centro de Cultura Raul de Leoni

A peça apresenta os últimos momentos da vida da poeta portuguesa Florbela Espanca e será realizada nos dias 4, 5 e 6 de novembro

O espetáculo “Diário do último ato”, da Cia Plúmbea, convida o público a presenciar os últimos momentos de vida de Florbela Espanca, um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. O evento é realizado gratuitamente de sexta-feira (4) a domingo (6), às 19h, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Os ingressos podem ser retirados pelo sympla e a classificação é de 14 anos.

A dramaturgia de Ronaldo Ventura é inspirada em cartas e diários da poeta e atriz Ana Cecilia Reis promove um encontro íntimo com a plateia. “Ao me deparar com os textos íntimos de Florbela Espanca fiquei muito emocionada, é impressionante como os pensamentos e sentimentos de uma mulher dos anos 1920 podem refletir ainda hoje em cada uma de nós”, revela Ana Cecília.

Foto: Divulgação

Sobre Florbela

Quando Florbela trancou-se no quarto nas primeiras horas de 08 de dezembro de 1930, no dia do seu aniversário de 36 anos, deixou a recomendação de que não fosse incomodada até a manhã seguinte. De fato, nenhuma pessoa o fez, nunca mais.

Naquela madrugada, deitada na cama, sem ‘haver gestos novos nem palavras novas’ ela se suicidou. Os momentos finais que separam o primeiro comprimido ingerido de seu último suspiro prometem tocar o público presente de forma poética.

Foto: Divulgação

O espetáculo

A peça tem atuação de Ana Cecilia Reis, texto e direção de Ronaldo Ventura, cenário por Dhiego Rabelo, figurino por Patrícia Almeida, produção e iluminação de Paulo Barbeto, filmagem, edição e fotografia de Fernanda Almeida e realização da Cia Plúmbea.

“Este espetáculo é uma homenagem a essa mulher brilhante. Percebo um encantamento da plateia ao adentrar em seus pensamentos, conhecendo quem foi Florbela Espanca para além de suas obras. É também uma forma de apresentá-la para as novas gerações de forma afetiva, difundindo o amor pela literatura, especialmente a poesia”, conclui a Ana Cecília.

Em Petrópolis, a peça conquistou o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2020 na categoria Teatro e Melhor Atriz na Mostra de Teatro de Petrópolis 2021.

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Espetáculo ‘Diário do último ato’

Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, nº. 305 – Centro

Data: 4, 5 e 6 de novembro, às 19h

Ingressos: gratuitos no sympla

Classificação: 14 anos

Mais informações: ciaplumbea@gmail.com

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir