Connect with us

Revezamento Azul: prova de corrida em grupo tem inscrições abertas em Petrópolis

Agenda

Revezamento Azul: prova de corrida em grupo tem inscrições abertas em Petrópolis

A concentração será na Catedral e os grupos vencedores serão premiados

Estão abertas as inscrições para o Revezamento Azul, uma prova de corrida em grupo, promovida pelo Centro de Terapia Oncológica (CTO), que busca conscientizar os homens sobre o câncer de próstata.

Foto: Reprodução da Internet

Marcada para o dia 5 de novembro, às 14h, poderão competir grupos mistos de quatro ou oito pessoas numa disputa cuja equipe vencedora será aquela que mais quilômetros percorridos dentro de um período de tempo determinado.

Trajeto

Com o apoio da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, da Diocese de Petrópolis e da Prefeitura, o percurso da prova passará por cenários emblemáticos da cidade em um trecho de 420m, que terá a Catedral São Pedro de Alcântara como local de concentração. A prova deverá ter ao menos uma mulher nos quartetos e duas nos octetos, e todos devem completar o circuito ao menos uma vez – podendo a equipe determinar sua estratégia para a vitória.

Foto: Valeska Ribeiro

A prova vai funcionar assim: o primeiro atleta da equipe irá sair com o objeto do revezamento e passará pelas ruas São Pedro de Alcântara, Raul de Leoni e Avenida Ipiranga, completando os 420m. No local estabelecido, ele deverá entregar para o segundo atleta, que deverá completar o mesmo percurso e assim sucessivamente. Esse revezamento deverá ser realizado durante duas horas e mais uma volta. Ganha a equipe que mais voltas tiver concluído neste período.

Prêmios

Serão premiados, com medalha de participação, todos os atletas que completarem a prova. Para os grupos que concluírem nas três primeiras colocações haverá, também, um troféu pela vitória. A organização vai premiar, ainda, a equipe que, eventualmente, completar a distância de uma maratona – 42km. As inscrições podem ser feitas no site e custam R$ 100 por atleta no primeiro lote. No site também é possível conferir o regulamento.

“Revezamento Azul – Vamos passar essa consciência à frente” 

Detectar o câncer de próstata nos primeiros dois meses leva a taxas de sobrevivência de quase 100%. É por isso que o CTO está promovendo essa ação com o objetivo de unir conscientização, promovendo a discussão sobre o tema, e exercício físico – outro aliado importante à saúde do homem.

“Ainda existe muito preconceito e muito estigma a respeito do câncer de próstata e do exame para detectar a doença, que deve ser feito regularmente por homens acima de 45 anos. Mas é importante entender que quanto antes ele for detectado, maior são as chances de cura. Nada justifica a perda de uma vida e é por isso que devemos levar informações às pessoas para que elas cuidem da saúde”, explica a médica do CTO, a oncologista Carla Ismael.

Dados

Um dado que vem chamando atenção foi demonstrado em um estudo realizado pelo Prostate Cancer UK. A pandemia causada pelo coronavírus também traz na bagagem consequências como o aumento na taxa de mortalidade nos homens devido ao câncer de próstata. Segundo o estudo, houve, pelo menos, mais de cinco mil mortes devido à doença.

Foto: Divulgação

Os dados mostraram que a mortalidade triplicou no período: antes da pandemia o aumentado médio era de 7%, já nos primeiros nove meses em que a doença se espalhou por todo o mundo, a mortalidade subiu para os 26%. Mais tarde, entre janeiro de 2021 e setembro de 2021, a taxa voltou a subir para 18%.

Grande parte dos casos não foi detectado quando deveria ter sido, explica o estudo. Esta falta de diagnóstico, grande parte em pacientes mais velhos, aumentou a probabilidade de uma evolução progressiva da doença. O diagnóstico de câncer de próstata avançado subiu também para os 15,5%.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir