Connect with us

Mesmo com ‘atraso’, Ipês amarelos voltam a colorir Petrópolis na primavera

Cidade

Mesmo com ‘atraso’, Ipês amarelos voltam a colorir Petrópolis na primavera

Normalmente floridas em setembro, esse ano as árvores começaram a aparecer mais tarde em alguns bairros da cidade

Quem vem a Petrópolis diz que a cidade tem um “charme diferenciado” e a florada de ipês pode ser considerado um dos motivos pra isso na primavera. Pintando a cidade de amarelo na segunda metade do ano, as árvores sempre dão um toque a mais de beleza, principalmente no Centro Histórico, embora esse ano as árvores estejam mais floridas nos outros distritos.

Foto: Fabiano R. de Souza / Corrêas

Espalhadas por Petrópolis, os ipês já podem ser encontrados em Corrêas, Itaipava e em outros bairros da cidade. A tendência é que as árvores sigam florindo ao longo do mês de outubro.

Os Ipês são muito indicados para ações de arborização urbana, reflorestamento, preservação ambiental e paisagismo.

Florescimento tardio

A paisagista e gestora ambiental, Patricia Assis, revela que, para florescerem, as árvores precisam de um clima mais ameno e do solo úmido. Para a especialista a demora para aparecerem em 2022 se deve ao aumento do frio.

“Os Ipês gostam de temperaturas mais altas e são resistentes ao solo seco. Não florescem com solo encharcado ou muito úmido. Assim que a temperatura aumentar, eles vão florescer normalmente”, conta.

Foto: Sou Petrópolis / Itaipava

Ela conta ainda que os ipês já foram até considerados flor símbolo do Brasil, porque sua florada ocorre sempre próxima ao dia 7 de setembro, dia da Independência do país.

Outra curiosidade revelada pela especialista é que as árvores atingem em torno de 30 metros de altura e possuem tronco cascudo e muito resistente, sendo utilizado inclusive na construção civil naval. Por este motivo, os ipês quase entraram em extinção.

“O plantio dos ipês amarelo também é muito utilizado em praças e vias urbanas por conta da sua grande tolerância à poluição”.

Já viu um ipê florido no seu bairro esse ano? Manda a foto pra gente! =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir