Connect with us

Saúde convoca crianças para aderirem às campanhas contra poliomielite e multivacinação em Petrópolis

Saúde

Saúde convoca crianças para aderirem às campanhas contra poliomielite e multivacinação em Petrópolis

Ampliação da cobertura vacinal tem o objetivo de evitar o retorno de doenças erradicadas. Campanhas de vacinação vão só até esta sexta (30)

As campanhas de intensificação de vacinação contra a poliomielite para meninos e meninas menores de 5 anos e a multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, vão ser encerradas nesta sexta-feira, dia 30 de setembro.

A  Secretaria de Saúde, convoca a população a aderir a mobilização, contribuindo para ampliação da cobertura vacinal, com o objetivo de evitar a volta de doenças consideradas erradicadas no país.

As 13 salas de vacinação do município estão preparadas e com os estoques completos para atender todos os públicos alvos. Petrópolis tem obtido resultados melhores do que a maioria das cidades pelo país, estando acima da média nacional de imunizações relacionadas ao calendário de vacinas de rotina, mas a cidade segue em busca da meta de mais de 90% de cobertura.

Foto: Marcelo Camargo /gência Brasil

“Entre as 11 principais vacinas de rotina, o município está com mais de 10 pontos à frente da média nacional. Isso demonstra que temos nos esforçados e garantido bons resultados para a nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Cobertura vacinal

Na cidade, a maior diferença no percentual de cobertura está na vacina contra hepatite B, aplicada em bebês com até 30 dias de vida. Enquanto, no país, a média de cobertura está em 51,21%, Petrópolis alcançou 84,01%. Já na vacina BCG, enquanto a média nacional de cobertura entre os meses de janeiro e agosto de 2022 não passou de 58,53%, Petrópolis atingiu a marca de 69,59% do público alvo. Os resultados da campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade também são melhores do que no restante do país: Petrópolis tem 55,53% do público imunizado, contra 49,27% na média nacional.

Outras campanhas

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, além das campanhas, a Divisão de Imunização tem realizado ações itinerantes para a atualização da caderneta de crianças e adolescentes. Desde o mês de maio, equipes da Secretaria de Saúde estão percorrendo todas as comunidades da cidade, do primeiro ao quinto distrito.

“Petrópolis tem atuado de forma incisiva para melhorar a cobertura das vacinas do calendário e evitar a volta de doenças que são imunopreveníveis, como a poliomielite, que está erradicada no Brasil desde 1994. Estamos trabalhando e nos empenhando para garantir que atingiremos as metas de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus e 95% para as demais, até o fim deste ano, mas alcançar essas metas depende de a população ir aos postos vacinar”, ressalta.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir