Connect with us

Incêndios em vegetação triplicam em setembro deste ano em Petrópolis, segundo CBMERJ

Cidade

Incêndios em vegetação triplicam em setembro deste ano em Petrópolis, segundo CBMERJ

Somente de 01 a 11 de setembro, foram 39 ocorrências atendidas na cidade pela instituição

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), entre 01 e 11 de setembro de 2022, foram atendidas 39 ocorrências de fogo em vegetação em Petrópolis. No mesmo período de 2021, foram apenas 12 ocorrências.

Ou seja, em setembro deste ano, os incêndios triplicaram na cidade. Somente no último fim de semana, entre os dias 9 e 11 de setembro, foram 14 ocorrências de fogo em vegetação. Durante todo este ano, já foram 181 registros.

Incêndios no Caxambu

Na última semana, um caso que chamou a atenção foi do incêndio que atingiu uma área de vegetação no bairro Caxambu. Joaquim Sérgio Lage, presidente da Associação de Produtores Rurais do Caxambu, comenta que o prolema é recorrente e que parte destas queimadas está acontecendo para a prática de trilhas de moto.

Foto: Vitor Mattos

“Aqui tem tudo quanto é tipo de crime ambiental que você possa imaginar. Descarte incorreto de lixo, queimada, balão e muito mais. Por outro lado, nunca vi o ICMB ou a APA fiscalizar e explicar para a população. É preciso tomar consciência do que está acontecendo aqui e da importância do Caxambu para a cidade”, alerta.

Em caso de fogo em vegetação, o fazer?

As recomendações do Corpo de Bombeiros Militar é que, ao avistar fumaça suspeita ou foco de incêndio em mata ou vegetação, é recomendado avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros, ligando 193.

Ao contatar os órgãos de emergência:
– Mantenha a calma;
– Informe a localização precisa da ocorrência, os pontos de referência e dicas de como chegar ao local. Se possível, forneça as coordenadas geográficas do incêndio;
– Responda com calma às perguntas do atendente;
– Deixe seus contatos, caso seja necessário obter mais informações sobre a ocorrência.

Somente enfrente o incêndio caso tenha treinamento, preparo e equipamentos adequados. Nunca tente combater o fogo em vegetação sozinho. Siga as instruções do Corpo de Bombeiros e/ou da Defesa Civil.

É importante avaliar todas as informações sobre a situação do incêndio antes de divulgar ou compartilhar conteúdos. Verifique se os órgãos de emergência foram acionados, se há equipes de combate no local e a situação real do incêndio;

Evite divulgar ou compartilhar informações incompletas ou não confirmadas em redes sociais ou aplicativos de comunicação instantânea. Conteúdos impróprios ou insuficientes podem gerar pânico desnecessário e comprometer os trabalhos das equipes de emergência.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir