Connect with us

Serra Serata começa na próxima quinta com exposições, danças e a tradicional gastronomia italiana

Agenda

Serra Serata começa na próxima quinta com exposições, danças e a tradicional gastronomia italiana

O Palácio de Cristal vai receber a festa em dois fins de semana, de 15 a 18 e 22 a 25 de setembro. Expectativa é que a ocupação hoteleira alcance os 90%, diz Convention & Visitors

A abertura do evento será na quinta-feira, dia 15, no Palácio de Cristal, com apresentação da Banda do Batalhão; os tradicionais gondoleiros, levando o clima de Veneza para os jardins do Palácio; exposição sobre D. Teresa Cristina, promovida pelo Instituto Histórico de Petrópolis; e show de Anna Hannickel e Orquestra, reforçando o clima da festa com árias e canções italianas.

Foto: Divulgação PMP

Origem da Festa Italiana

Foi no bairro de Cascatinha, na própria Companhia de Tecidos, que as homenagens a cultura e ao povo italiano começaram. Lá, foram realizadas as quatro primeiras edições da Festa Italiana. A festa cresceu e se consolidou no calendário de eventos da cidade, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo.

“Nós estamos muito felizes em retomar o Serra Serata neste ano de 2022. Estamos vindo de uma Bauernfest que foi um enorme sucesso e vamos seguir agora com a festa da colônia italiana e outras tantas que ainda estão por vir, como o BunkaSai, O Festival de Cinema, o Natal Imperial, entre outros”, destacou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

O legado italiano da cidade está na memória de todos e, em especial, dos mais de 115 mil descendentes que vivem na cidade. A primeira italiana a chegar à Petrópolis, ainda no tempo do Império, foi a Imperatriz D. Teresa Cristina, natural de Nápoles, Reino da Itália, e que será homenageada na exposição do IHP.

Foto: Divulgação PMP

Atrativos do evento

Durante os dois fins de semana a cultura italiana será celebrada com exibição de filmes, palestras, contação de histórias, shows, dança e, claro, a tradicional gastronomia italiana, uma das melhores do mundo. Os pratos servidos nas barraquinhas fazem parte do cardápio elaborado pela Casa D’Itália.

“O Serra Serata quer celebrar e incentivar a tradição italiana de reunir a família e as refeições são um momento de extrema importância, que resgata a união em torno da mesa e de um dos maiores prazeres que é saborear uma boa comida”, destacou Cristina Pellegrini, responsável pelo setor de gastronomia da Casa D’Itália.

Movimentação turística e econômica

A expectativa do setor hoteleiro para o período do Serra Serata é bastante positiva. A previsão do Convention & Visitors é a de alcançar 90% de ocupação dos 6,3 mil leitos em 118 meios de hospedagem da cidade nos fins de semana de setembro, em especial para as datas do Serra Serata.

“Petrópolis vem trabalhando bem a questão dos eventos, com muita sincronia e sinergia com seus organizadores. Isso trouxe uma interatividade que propicia não apenas uma ampliação da divulgação dos eventos para o público visitante, mas para o morador e para que a rede hoteleira e de gastronomia também se integre às programações”, destacou Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

O Serra Serata é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura, Turispetro e Casa D’Italia Anita Garibaldi. Para mais informações sobre o Serra Serata 2022 e a história dos italianos em Petrópolis, basta acessar o site.

Foto: Divulgação PMP

Pra anotar aí:

Serra Serata 2022 – a Vita è Bella
Quando: 15 a 18 e 22 a 25 de setembro.
Onde: Palácio de Cristal
Abertura: dia 15 de setembro – 18h às 00h
Horário: 5ª – 10h às 00h; 6ª e sábado – 10h às 01h; Domingo – 10h às 00h
Entrada: gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir