A cada 45 minutos uma pessoa se suicida no Brasil; psiquiatra de Petrópolis diz como identificar os sinais
Dados do Ministério da Saúde mostram que de 2010 a 2019 mais de 112 mil suícidios foram registrados no país
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio ocorre em todo dia 10 de setembro, em conjunto com a campanha Setembro Amarelo. A data se faz necessária, em especial no Brasil, país onde a cada 45 minutos, uma pessoa se suicida, segundo dados do Ministério da Saúde.
O médico psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), Dr. Eduardo Birman, aponta alguns sinais aos quais amigos e familiares de pessoas com tendências suicidas devem estar atentos e que podem ajudar a prevenir uma perda.
Dr. Eduardo Birman / Foto: Divulgação
Quais doenças podem levar uma pessoa a ter pensamentos suicidas?
Dr. Eduardo Birman – o maior fator de risco para o suicídio é a presença de doenças psiquiátricas. Em caso de pensamentos suicidas o paciente deve ser ajudado pelos familiares e amigos a buscar ajuda especializada.
Como identificar que um amigo ou familiar está precisando de ajuda?
Dr. Eduardo Birman – podemos identificar essa necessidade pela mudança de comportamento da pessoa, por exemplo, ficar muito quieta e isolada, deixar de ter prazer em atividades que antes lhe eram prazerosas, não conseguir cumprir suas tarefas de trabalho ou estudo, apresentar perda ou aumento de apetite, apresentar problemas com o sono, evitar encontros com amigos ou familiares.
Onde buscar ajuda? O tratamento é feito de que forma?
Dr. Eduardo Birman – a ajuda deve ser buscada nos serviços de saúde mental. O tratamento deverá ser determinado por um médico psiquiatra.
Foto: Freepik
Centro de Valorização da Vida
Um serviço que também pode ajudar na prevenção de um suicídio é o Centro de Valorização da vida (CVV), que realiza apoio emocional e atende, de forma voluntária e gratuita, pessoas que precisam e querem conversar.
O CVV funciona em forma de chat online, email ou telefone, ligando no 188. As conversas são feitas sob total sigilo.
Suicídios no Brasil
A pesquisa “Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil”, realizada pelo Ministério da Saúde, com dados de 2010 a 2019, mostram que, em 10 anos, 112.213 mortes por suicídio foram registradas no país.
Vale ressaltar que esses dados são referentes apenas às mortes por suicídio. O número de lesões autoprovocadas é ainda maior, 124.709 somente em 2019.