Connect with us

Deguste “adota” jardim da Praça Visconde de Mauá, no Centro de Petrópolis

Cidade

Deguste “adota” jardim da Praça Visconde de Mauá, no Centro de Petrópolis

Empresa fica responsável por cuidar de uma área de 1.813m² dentro do projeto ‘Jardins Imperiais’ 

Uma das praças mais emblemáticas de Petrópolis, a Praça Visconde de Mauá, conhecida como Praça de Águia, acaba de ser adotada pela Deguste. A empresa, que há seis anos utiliza o espaço para realização do evento cervejeiro, agora passa a ser a responsável pela manutenção da área garantindo que suas características sejam preservadas e que o local fique ainda mais bonito. A iniciativa faz parte do projeto ‘Jardins Imperiais’ desenvolvido pela Prefeitura.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

A preservação do espaço engloba uma área de 1.813m2. Todo o projeto paisagístico, manutenção e plantação de novas mudas de plantas, bem como a preservação do gramado ficam a cargo da Deguste. O jardim foi projetado em 1897 por Carlos Júlio Mayer em ocasião da construção do Palácio Amarelo, onde hoje funciona a Câmara dos Vereadores. Em 1944, no entanto, o projeto foi alterado pelo famoso paisagista Burle Marx – sofrendo algumas adaptações com o passar do tempo.

“A adoção da Praça Visconde de Mauá já é uma demanda antiga. Tão logo ficamos sabendo do projeto ‘Jardins Imperiais’ entramos com a solicitação porque entendemos que ali é a ‘casa’ da Deguste e como tal devemos preservá-la. É nossa forma de contribuir para a cidade e ter o espaço do evento sempre bonito para os petropolitanos e turistas da cidade”, explica o empresário Rodrigo Duarte, responsável pela Deguste.

E as melhorias irão começar em breve. Para isso, uma paisagista foi contratada e está elaborando um projeto que contempla o replantio de grama, recolocação de mudas e uma série de melhorias que estão em consonância com as solicitações da Prefeitura e obedecem ao que conjunto arquitetônico tombada da área exige.

“Esta é mais uma etapa que mostra o sucesso do projeto Jardins Imperiais. A determinação do prefeito Rubens Bomtempo é de que façamos todos os esforços possíveis para manter a cidade bem cuidada, e este é um exemplo. Os organizadores da feira Deguste, que utilizam o espaço com frequência, já estão com vários projetos para o paisagismo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.

Vale destacar que a manutenção e melhorias demandadas pelo chafariz, cujo monumento foi projetado pelo artista Heitor Levy, que representa a luta entre dois animais – cobra e águia -, continua sob responsabilidade do município.

A Feira Deguste 

A Deguste nasceu em janeiro de 2016 e, embora tenha sido realizada pontualmente em outros locais, tem na Praça Visconde de Mauá o seu berço e o palco principal do evento. Mensalmente são realizadas edições do evento no local, atraindo visitantes para Petrópolis e gerando empregos direta e indiretamente.

“A Deguste se consolidou não apenas como um evento contínuo para celebrar a cultura cervejeira na cidade, mas também como uma festa que ganhou o coração do petropolitano. É aqui que as pessoas se reúnem para conversar, apreciar uma boa música, encontrar os amigos e aproveitar a família. É, sem dúvida, um patrimônio de Petrópolis e do petropolitano”, destaca Rodrigo.

A próxima edição da Feira Deguste está marcada para os dias 9 e 10 de setembro, sexta-feira e sábado, respectivamente.

Veja também:  Jardim da Praça da Inconfidência é “adotado” por rede de hotéis de Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir