Connect with us

Cobertura vacinal da 4° dose contra Covid-19 alcança apenas 28% do público-alvo em Petrópolis

Saúde

Cobertura vacinal da 4° dose contra Covid-19 alcança apenas 28% do público-alvo em Petrópolis

Segundo infectologista, as vacinas são seguras e essenciais para acabar com a circulação do vírus

A vacinação da 4° dose contra a covid-19 está sendo realizada, de segunda a sexta, para adultos com 18 anos ou mais em Petrópolis. Apesar da facilidade em se imunizar, dados do Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontam que apenas 28,6% desse público foram aos postos tomar o reforço.

A Secretaria de Saúde estima que Petrópolis tenha 240.967 moradores acima dos 18 anos. Destes, apenas 68.790 se imunizaram com a 4° dose, também chamada de 2° reforço.

Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A terceira dose, ou 1° reforço, é aplicável em maiores de 12 anos. Este público soma 263.061 petropolitanos. A cobertura dessa fase foi maior, 167.657 se vacinaram com a dose, o que representa 63,7% do público-alvo.

Já a primeira e segunda dose, aplicável em todas as pessoas a partir dos 3 anos de idade, alcançou cobertura de 89,7% e 84% respectivamente.

Queda nos casos e óbitos

O médico infectologista e professor da UNIFASE, Antônio Luiz Chaves Gonçalves, explica que as vacinas são seguras e essenciais para acabar com a circulação do vírus, que já matou mais de 1.700 pessoas em Petrópolis.

Uma prova disso, segundo ele, é a diminuição no número de óbitos e casos da doença conforme o avanço da vacinação. Em comparação com julho deste ano, agosto teve 86% menos casos e cinco vezes menos óbitos.

Do dia 1° ao dia 30 deste mês, foram 460 casos de covid-19 confirmados e 4 óbitos. Um óbito registrado a cada 115 casos.

Em agosto do ano passado, essa taxa estava em uma morte a cada 41 casos. No mesmo período este ano foram 20 vezes menos óbitos.

Foto: Divulgação PMP

Importância da vacinação

O professor afirma ainda que os casos mais graves da doença são de pacientes que não tomaram todas as doses ou sequer se vacinaram. Segundo ele, a complementação do esquema vacinal é essencial, principalmente no combate às variantes, já que a imunidade do organismo aumenta.

“A nossa recomendação é que quem não tomou as quatro doses, procure os postos para completar o esquema vacinal. Estamos no inverno e o vírus está circulando. Ainda há óbitos diários no Brasil, de modo geral, de pacientes não imunizados adequadamente”, destaca.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir