Connect with us

Petrópolis amplia público-alvo da vacinação contra meningite 

Saúde

Petrópolis amplia público-alvo da vacinação contra meningite 

Crianças de 5 a 10 anos já podem se vacinar em 13 postos de imunização

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está ampliando a vacinação contra a doença meningogócica do sorogrupo C, a meningite. Antes disponível apenas para crianças menores de um ano, agora ela deverá ser aplicada em meninos e meninas de cinco até 10 anos 11 meses e 29 dias, não vacinados. Adolescentes e trabalhadores da saúde também fazem parte desse novo grupo, que deve ser atendido até fevereiro de 2023.

Foto: Pixabay

“O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e impedir a circulação da doença no município. É de grande importância que os pais estejam conscientes e compareçam aos postos, pois a meningite é uma doença grave que, inclusive, pode levar a morte. Ampliando o público-alvo, estamos protegendo toda a nossa população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, no caso dos trabalhadores da Saúde, mesmo aqueles que estejam com o esquema vacinal em dia, devem se vacinar com mais uma dose. “A imunização é uma das principais formas de prevenção e controle de qualquer doença, com a meningite não é diferente. A decisão de aumentar o público alvo foi do Ministério da Saúde. Com a ampliação desses grupos, a intenção evitar a ocorrência de surtos, hospitalizações e mortes. Já recebemos, inclusive, o reforço no estoque de doses do imunizante”, explica Curvelo.

A vacina contra a doença meningogócica faz parte do Calendário Nacional de Vacinação é além desse novo público-alvo, que receberá dose única, ela devem ser aplicadas duas doses em crianças de três a cinco meses de idade, além de um reforço aos 12 meses.

Confira os postos de vacinação:

Centro de Saúde Coletiva
PSF Alto da Serra
UBS Alto Independência
UBS Morin
UBS Quitandinha
Ambulatório Escola
Centro de Saúde Coletiva Itamarati
Hospital Alcides Carneiro
UBS Araras
UBS Itaipava
UBS Pedro do Rio
PSF Posse
UBS Mosela

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir