Connect with us

Cresce número de contratações em alojamento e alimentação em Petrópolis, diz Caged

Cidade

Cresce número de contratações em alojamento e alimentação em Petrópolis, diz Caged

Levantamento referente ao mês de maio mostra saldo positivo pelo segundo mês consecutivo na cidade

O número de contratações no setor de alojamento e alimentação está crescendo em Petrópolis, conforme revela o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os dados referentes a maio mostram que a cidade registrou saldo positivo em contratações no setor pelo segundo mês consecutivo.

Foto: Divulgação Grande Hotel

Ao todo, foram gerados 55 novos postos de trabalho em maio, o que representa mais do que o dobro de novas contratações em comparação com abril, quando o saldo foi de 24. Em janeiro, fevereiro e março, os números de demissões no setor foram maiores do que o de admissões.

Para Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (Sindturismo), as contratações entre abril e maio já são reflexos da alta temporada. “As baixas temperaturas e a realização de grandes eventos ajudaram a movimentar o setor nesse período, contribuindo com a retomada econômica que a cidade precisa”, afirma.

Germano lembra que o turismo é um dos motores da economia na cidade e ajuda a movimentar outros setores, como os de comércio e serviços. “Se o turista está vindo para a cidade, ele não só se hospeda e vai a restaurantes, como também vai às compras nos polos de moda, consome no comércio local, usa os serviços. E quanto mais esse fluxo funciona, maior também é a geração de empregos para atender a demanda”, explica.

Embora os sinais de recuperação já sejam nítidos, Germano destaca que a ocupação hoteleira, por exemplo, ainda não chegou ao que era no período pré-pandemia. “A gente comemora os dados do Caged, mas lembrando que precisamos continuar reunindo esforços para voltar a movimentar efetivamente o Centro e os distritos. Tivemos neste ano duas chuvas que impactaram diretamente no turismo principalmente no Centro da cidade e agora temos que pensar em estratégias para que a geração de emprego e renda sejam ainda melhores nos próximos meses”, declara.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir