Connect with us

Petrópolis tem 751 casos de Covid-19 confirmados nas primeiras semanas de junho

Saúde

Petrópolis tem 751 casos de Covid-19 confirmados nas primeiras semanas de junho

Nesta terça-feira (14), quatro pessoas estão internadas em UTIs devido à doença

Petrópolis tem 751 casos de Covid-19 confirmados nas primeiras semanas deste mês de junho. Segundo dados do painel de monitoramento divulgados pela Secretaria de Saúde, o número é mais que o triplo dos casos confirmados no mesmo período em maio.

Foto: Leopoldo Silva_Agência Senado

O painel revela ainda que a cidade tem quatro pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nesta terça-feira (14). No mês de maio, cinco pessoas morreram vítimas da doença em Petrópolis. Outros dois óbitos seguem em análise. Desde o início da pandemia, a cidade contabilizou 1.671 mortes por covid-19.

“Vimos que no Brasil inteiro teve o relaxamento de uso de máscaras, as pessoas deixaram de seguir os protocolos sanitários e isso, culminado com as temperaturas mais baixas, contribuiu para o aumento de casos”, diz Marcus Curvelo, Secretário de Saúde de Petrópolis.

Segundo Marcus, na maior parte dos casos a doença tem se apresentado de forma menos grave, o que ele atribui a ampla cobertura vacinal na cidade. “As pessoas que têm positivado dificilmente têm o quadro agravado a ponto de precisar de leito clínico ou de UTI”, afirma.

Com relação aos casos mais graves, o secretário diz que o que se tem observado nos hospitais de Petrópolis é que são pessoas com mais de 60 anos, que têm comorbidades e que não tomaram nenhuma vacina ou não concluíram o esquema vacinal.

“Então o que a gente recomenda é que as pessoas busquem os postos para se vacinar e que voltem a ter os cuidados, como uso de máscaras no transporte público e nas escolas. No caso de pessoas com comorbidades, a recomendação é que não deixem de usar as máscaras mesmo em locais abertos. E também quem tiver qualquer sintoma gripal deve fazer o isolamento para evitar contaminar outras pessoas”, diz Curvelo.

O secretário de Saúde reforça que o mundo ainda está em pandemia e, por isso, os cuidados devem ser mantidos.

Vacinação

Em Petrópolis, mais de 90% da população tomou a segunda dose da vacina, segundo o secretário de Saúde. Com relação à 3ª dose, ele disse que até o momento 150 mil pessoas se vacinaram. O número corresponde a praticamente metade da população da cidade.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir