Connect with us

UCP lança programa de ações para reduzir impactos causados pelas chuvas em Petrópolis

Cidade

UCP lança programa de ações para reduzir impactos causados pelas chuvas em Petrópolis

Programa, realizado pelos Centros Acadêmicos da Universidade, vai fazer estudos para propor possíveis intervenções para o fortalecimento da resiliência da cidade

Pensando em como contribuir com o município, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) reuniu, neste primeiro momento, professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, profissionais atuantes no mercado, para criar um conjunto de recomendações técnicas, devidamente justificadas e detalhadas, a fim de fortalecer a resiliência da cidade em situações como a das chuvas de fevereiro e março. É o Programa UCP Petrópolis Resiliente.

Foto: Divulgação

“Sabemos qual é o papel da Universidade diante da comunidade, especialmente em situações como as provocadas pelas chuvas, que deixam nossa cidade e nossa população frágil. Somos filhos de Petrópolis e nos sentimos responsáveis em contribuir da melhor maneira com o know how que temos diante de tantas áreas de especialização oferecidas pela Universidade“, pontuou o Reitor da UCP, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

O programa

Neste primeiro momento, o programa vai realizar estudos nas áreas da Engenharia Civil e Arquitetura, mas será ampliado a outras demandas da comunidade nessas situações, com contribuições, por exemplo, dos cursos de Psicologia, História, entre outros.

O Programa UCP Petrópolis Resiliente tem a frente o Grão Chanceler da Universidade, Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão; o Reitor da Universidade, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa; e como coordenador, o professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Robson Gaiofatto.

A partir da expertise de uma equipe técnica de professores experientes, o programa visa auxiliar a administração pública a encontrar soluções que permitirão que, a médio e longo prazo, a cidade de Petrópolis possa conviver de forma mais adequada, com eventos climáticos, em especial pluviométricos, que habitualmente atingem a cidade, causando graves problemas e grandes traumas.

A proposta do Programa UCP Petrópolis Resiliente é desenvolver projetos, visando a implantação de obras de variadas complexidades, da conscientização da população e de ações de manutenção continuada, que serão apresentados ao governo municipal e que poderão ser implementadas conforme as efetivas possibilidades.

Por meio do programa, a UCP disponibilizará condições para que seus estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura, de forma associada com professores e pesquisadores da própria UCP e de outras instituições, desenvolvam pesquisas, estudos e propostas visando a indicação de soluções para subsidiar os órgãos públicos na escolha de projetos e medidas que minimizem os efeitos dos próximos eventos.

Material servirá de exemplo para outros municípios

Este material também formará produção científica no intuito de que seja aproveitada por outras localidades que sofrem problemas semelhantes e muitas vezes carecem de corpo técnico devidamente capacitado para a elaboração de soluções técnicas adequadas e viáveis.

“O resultado deste trabalho será a apresentação de projetos para tentar evitar que nas próximas chuvas a cidade sofra nas mesmas proporções, ou seja, que, com o passar do tempo, a cidade tenha maior capacidade de conviver com estes fenômenos, que com certa regularidade, atingem Petrópolis. O objetivo do programa é criar projetos e ações que façam com que a cidade consiga absorver melhor os efeitos de uma chuva forte”, explica o engenheiro civil Robson Gaiofatto, professor da UCP que está à frente do programa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir