Connect with us

Casal que já acolheu 30 jovens vítimas de violência conta experiência nesta quinta em Petrópolis

Agenda

Casal que já acolheu 30 jovens vítimas de violência conta experiência nesta quinta em Petrópolis

O evento será uma roda de conversa, aberta ao público e será realizada na Casa Cláudio de Souza, na Praça da Liberdade

Um casal do Rio de Janeiro que já acolheu cerca de 30 crianças e adolescentes vítimas de violência contará a experiência deles em Petrópolis nesta quinta-feira (26).

O evento, promovido pela Prefeitura, será uma roda de conversa, aberta ao público e será realizada na Casa Cláudio de Souza, na Praça da Liberdade, 247, Centro, a partir das 10h.

A proposta da roda de conversa é divulgar o programa Família Acolhedora, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, desde 2016.

Foto: Divulgação

O programa é uma modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes, vítimas de violência, que precisaram ser afastadas do seu núcleo familiar por estarem numa situação de risco. Ao invés de serem colocadas em abrigos institucionais, são direcionadas, temporariamente, para a residência de famílias voluntárias, cadastradas e capacitadas para isso.

“O programa Família Acolhedora é fundamental para Petrópolis e para a rede de assistência social da Prefeitura. É uma forma de garantir assistência às crianças e adolescentes que foram vítimas de violência. Para isso, nossas equipes trabalham na capacitação e no acompanhamento dessas famílias que querem acolher essas crianças e adolescentes. Neste momento, estamos trabalhando para aumentar o número de famílias participantes, e o evento de quinta-feira (26) será importante para isso”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

Programa Família Acolhedora

Quem pode acolher?

É preciso ser maior de 18 anos, morador de Petrópolis e não estar inscrito no sistema nacional de adoção

Como a família interessada deve fazer para participar?

Ela deve fazer um pré-cadastro no site da Prefeitura (https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/familia-acolhedora.html).

Depois disso, a equipe da Secretaria de Assistência Social entrará em contato com a família, conversará com ela, e a família será encaminhada para turmas de capacitação. Dali, são oito encontros da turma. Ao fim desse processo, a família é habilitada para acolher crianças e adolescentes.

Quem são as crianças e adolescentes acolhidas no programa?

São crianças e adolescentes encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude. Elas foram afastadas da família de origem por medida judicial, após terem sofrido violência e abuso. Por isso, precisaram ser retiradas de casa.

O que acontece com as crianças e adolescentes depois do acolhimento temporário?

A primeira opção é retorná-las para a família de origem. No entanto, para isso, a equipe da Secretaria de Assistência Social visitará antes essa família, verá o que aconteceu, para avaliar a situação e apurar se esse retorno é uma opção viável e segura para aquela criança ou adolescente.

Caso essa opção não seja adequada, há a segunda opção: a criança ou adolescente ser encaminhada para a família extensa (avós, tios etc.).

Já a terceira e última opção é colocar essa criança ou adolescente para adoção.

Como está hoje o programa na cidade?

Hoje, são seis famílias habilitadas no programa, sendo duas já em processo para acolhimento. Desde 2016, foram três acolhimentos na cidade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir