Connect with us

No Dia do Abraço, psicóloga diz que troca afetiva contribui para liberação do hormônio do amor

Cidade

No Dia do Abraço, psicóloga diz que troca afetiva contribui para liberação do hormônio do amor

Segundo Virgínia Ferreira, psicóloga e psicanalista, além de professora da UNIFASE, manifestações de afeto ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade

Neste dia 22 de maio é comemorado o Dia do Abraço. A data ganha ainda mais significado neste ano com a melhora dos índices da pandemia. Com menor número de casos, internações e óbitos por Covid-19, assim como avanço da vacinação, já é possível praticar o gesto de carinho com as pessoas mais queridas.

Foto: @fuipra_rua

Foram mais de dois anos em que o distanciamento social foi recomendado. A melhora da pandemia se dá principalmente pela imunização e, com isso, muitas famílias, que praticaram o isolamento, já voltaram a se reunir. Também já voltou a ser comum o encontro entre amigos e até a realização de eventos.

Petrópolis sediou em abril dois grandes eventos: Copa de Mountain Bike e o Rock The Mountain. Ambos reuniram milhares de pessoas. A Deguste, tradicional festival de cerveja na cidade, também já voltou a ocorrer e a expectativa é de que Petrópolis sedie ainda neste ano, o Festival de Inverno e a Bauenfest. E uma coisa é certa: não faltam abraços quando as pessoas se encontram nesses eventos.

Psicóloga e psicanalista, além de professora da UNIFASE, Virgínia Ferreira explica que o abraço assim como toda manifestação de afeto libera a ocitocina que é conhecida como hormônio do amor, do antiestresse, do prazer. “Esse hormônio, por aliviar o estresse e a ansiedade, faz com que haja um aumento da libido, do prazer e das relações sociais”, diz.

A especialista explica que, quando as pessoas são privadas dessa manifestação de afeto que, segundo ela, implica em tantas outras sensações, como de ser amada e de não ser uma pessoa sozinha, as pessoas se sentem inseguras, sozinhas, desamparadas, incertas de amor, de dias de vida, do amanhã.

“Esses sentimentos são fortes o suficiente para provocar nas pessoas muitos tipos de sofrimentos psíquicos, ou fortes o suficiente para exacerbar o sofrimento já existente e que a pessoa mantinha sufocado dentro dela, tais como: depressão, fobia, pânico, ansiedade dentre outros”, afirma Virgínia.

Para ela, o abraço pode não ser a saída para o não adoecimento ou a receita para a felicidade, mas pode ser considerado indispensável para o convívio humano. “Inegavelmente é um aconchego que embala a alma e que potencializa a vida”, conclui a especialista.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir