Connect with us

Cresce demanda por cursos de primeiros socorros em Petrópolis

Cidade

Cresce demanda por cursos de primeiros socorros em Petrópolis

Segundo o Samu, interesse aumentou após as tragédias de fevereiro e março na cidade

Após as tragédias de 15 de fevereiro e 20 de março em Petrópolis, o município passou a oferecer, gratuitamente, cursos de primeiros socorros. Inicialmente, foram abertas 30 vagas e a primeira turma foi concluída na última semana de abril, com recorde de inscritos: 237.

Segundo o Samu, são pessoas de diferentes áreas de atuação, ou seja, não só da Saúde, que buscam a capacitação. O curso foi feito em parceria com a Universidade Estácio de Sá.

Divulgação/SAMU

“A população está vendo como é importante saber o que fazer para ajudar uma pessoa em emergência até o socorro profissional chegar. São atitudes que fazem a diferença para salvar a vida de uma pessoa”, disse Claudio Morgado, coordenador geral do Samu em Petrópolis.

Foto: Divulgação/SAMU

Por conta da alta demanda, foi aberta uma segunda edição do curso, agora com 60 vagas já preenchidas por essas pessoas que se inscreveram para a primeira turma.

Sobre o curso

Sobre o conteúdo apresentado no curso, o coordenador de enfermagem do Samu, Jotha Silva explicou como é feita a formação dos prestadores de primeiros socorros, que podem ser acionados tanto em situações de calamidade quanto em fatos do cotidiano, como o auxílio a uma pessoa engasgada.

“No curso, os alunos aprendem desde a importância da biossegurança e como manter o local de um acidente seguro para evitar mais vítimas, até manobras que podem auxiliar uma pessoa engasgada e reanimação cardiopulmonar”, disse Jotha.

 Divulgação/SAMU

Entenda o Atendimento Pré- Hospitalar

O Atendimento Pré-Hospitalar ou APH, se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em casos urgentes. Para isto, existem seis etapas, que podem ser feitas por qualquer pessoa que faça os cursos necessários:

  • Avaliação inicial do acidentado;
  • Estancamento de sangue ou cuidado com feridas e hemorragias;
  • Identificação de prováveis corpos estranhos;
  • Massagem cardíaca;
  • Como restabelecer a respiração.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir