Connect with us

Venda de 35 ônibus durante pandemia está entre motivos do déficit no transporte público em Petrópolis

Cidade

Venda de 35 ônibus durante pandemia está entre motivos do déficit no transporte público em Petrópolis

Empresas de ônibus alegam que houve queda de 75% da demanda de passageiros no período de maior confinamento. Já o município diz que mesmo após retomada das atividades, quantitativo não foi recomposto

A venda de 35 ônibus durante a pandemia foi apontada pelo município como um dos motivos que levaram a um déficit no transporte público em Petrópolis. De um lado, as empresas de ônibus alegam que houve queda de 75% da demanda de passageiros no período de maior confinamento. Já o município diz que mesmo após retomada das atividades neste ano, o quantitativo não foi recomposto.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Segundo a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, a redução de 10% na operação do transporte público foi autorizada aos operadores pela gestão anterior do município no ano de 2021.

Já a atual gestão da CPTrans, disse que oficiou o Setranspetro, em 10 de março, solicitando o retorno de 100%  das frotas de ônibus e de todas as linhas e horários para atendimento da população levando em conta, segundo o município, a necessidade urgente de utilização do transporte público para melhor fluidez do trânsito.

A CPTrans destaca ainda que uma ação civil pública permite que as empresas continuem operando de forma reduzida enquanto durar o estado de pandemia.

Com relação à venda dos ônibus, o Setranspetro disse que o procedimento foi autorizado pela CPTrans, tendo em vista a queda abrupta na demanda de passageiros. Atualmente, em recuperação lenta, a demanda está em 73,7%. Ou seja, segundo o Setranspetro, mais de 26% dos passageiros ainda não voltaram a utilizar o transporte público por ônibus no município.

O Setranspetro ressalta ainda que todas as regiões, sem exceção, são atendidas pelos ônibus e que as empresas seguem atentas e preparadas para qualquer eventual reforço, em caso de necessidade real e técnica. “Todas as linhas troncais e de grande circulação de pessoas estão operando com 100% da frota”, informou por meio de nota.

Reclamações

Com isso, reclamações dos passageiros de ônibus sobre ônibus lotados e poucos horários têm sido frequentes.  “Ônibus 700 em horário de pico hiper lotados, difícil até para respirar!”, disse a passageira, Giovana Kraischer.

Já Thaís Silva comenta que os ônibus estão sempre atrasados: “Ônibus lotados, horas esperando, horas no trânsito parado todo santo dia, você reclama com a empresa e eles acham errado, ficam ofendidos”, afirma.

Enquanto Adriano da Rocha diz: “Péssimo serviço, ônibus velhos, lotados e em quantidade insuficiente”.

Sobre a questão dos ônibus da linha 700, a CPTrans disse à Sou Petrópolis que está em constante diálogo com a empresa Turp no sentido de restabelecer os serviços.

Já o Setranspetro pede informações detalhadas para que possa se posicionar sobre as queixas dos passageiros.

Mobilidade urbana

Com relação ao trânsito e aos atrasos, o Setranspetro diz que, desde a primeira catástrofe natural que atingiu o município, as empresas de ônibus estão encontrando dificuldades em cumprir as viagens no horário planejado.

De acordo com o Setranspetro, isso ocorre em razão da falta de mobilidade urbana, prejudicada ainda mais pelo fechamento das principais vias da cidade, como a Rua Washington Luiz, que afeta todo o Centro Histórico, impactando a operação dos coletivos, que ficam totalmente parados nos congestionamentos diariamente.

Somado a isso, dados do Serviço Nacional de Trânsito (Senatran), mostram que Petrópolis tem um carro para cada duas pessoas. A própria Prefeitura reconhece que o problema do trânsito foi agravado na cidade e atribui isso à volta das atividades presenciais neste ano.

Segundo o município, alternativas estão sendo estudadas para dar mais fluidez ao trânsito de Petrópolis. Uma delas foi a implantação do corredor exclusivo na Rua Washington Luiz.

Sobre os ônibus executivos

Os horários da linha 070 – Posse x Gaby (Executivo) diminuíram após a pandemia e não foram recompostos.

Por meio de nota, a Turp Transporte disse que não está detectando demanda suficiente no entrepico e aponta como alternativa os ônibus da linha 700 – Terminal Itaipava que, segundo o Setranspetro, opera em sua totalidade de frota, com frequência a cada 10 minutos nos horários de entrepico e partidas a cada sete minutos nos horários de pico.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir