Connect with us

Feriados e eventos em abril impulsionam turismo em Petrópolis

Turismo

Feriados e eventos em abril impulsionam turismo em Petrópolis

Destaques nas próximas semanas para o turismo religioso e para o Festival Rock The Mountain. Ocupação hoteleira em Itaipava, que já teve alta no início do mês devido as copas internacionais de mountain bike, já chega a 90% nos próximos fins de semana

A realização de grandes eventos, como a Copa de Mountain Bike e o Rock The Mountain, assim como os feriados da Semana Santa, de Tiradentes e São Jorge estão impulsionando o turismo em Petrópolis.

Vale do Amor/ Foto: @lestandra

Para os próximos fins de semana, a média da ocupação hoteleira para Itaipava já é de 90%, segundo dados do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB). Os destaques vão para o turismo religioso e para o festival Rock The Mountain.

Durante a Semana Santa, haverá programação nas 21 paróquias da cidade. Celebrações com a presença de corais e as procissões prometem atrair fiéis da cidade e de outros municípios na semana mais importante do ano para os católicos.

Petrópolis tem mais de 100 igrejas e capelas católicas, a maioria abertas a turistas, as celebrações tradicionais, além de possuir templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes crenças.

“Petrópolis é um convite ao encontro introspectivo, na busca de paz ao mesmo tempo em que propõe espaços ao ar livre que promovem integração com a natureza, além de programas para as famílias, fazendo todo um ciclo de paz, amor e confraternização”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.

Eventos e turismo

Nos primeiros fins de semana deste mês, a ocupação dos hotéis em Itaipava chegou a 80%. As copas internacionais de Mountain Bike chegaram a reunir 50 mil pessoas no terceiro distrito, o que não se via na cidade desde antes da pandemia.

Foto: Divulgação Rock The Mountain

“É um dinheiro que vem de fora e é injetado no município. Com aumento da ocupação na rede hoteleira, crescem também as contratações de mão de obra e tudo isso é uma corrente. Naturalmente, os restaurantes serão movimentados, o comércio e o setor de serviços. A gente precisa olhar para o turismo como uma importante estratégia para que a economia volte a girar na nossa cidade como um todo”, afirma Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis.

E a cidade terá ainda o Rock the Mountain nos dois finais de semana de feriadão (16 e 17 e 23 e 24) no Parque de Exposições em Itaipava, com mais de 100 atrações musicais e nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Teresa Cristina, Marina Sena, Majur e Djavan.

“A expectativa é de um público alto, mas fluido em quatro dias de shows proporcionando conforto e agitação sob medida, um bom programa para movimentar o turismo na cidade. A rede hoteleira está bem cheia em função do Rock The Mountain, assim como começou o mês em alta com as reservas feitas para as copas internacionais de Mountain Bike”, destaca Fabiano.

Programação Religiosa

A Catedral de São Pedro de Alcântara, símbolo maior do catolicismo na cidade e um dos principais pontos turísticos, terá programação especial durante a Semana Santa. Nesta quarta (13) celebra missa às 8h e, às 20h, realiza a Procissão Encontro de Nossa Senhora das Dores (da Igreja do Rosário) e Senhor dos Passos (da própria Catedral).

A agenda religiosa prossegue quinta, às 9h, com a Missa dos Santos Óleos e, às 19h30, com a Missa da Ceia do Senhor. Na sexta, a partir das 9h, será realizada uma vigília e, às 15h a celebração da Paixão do Senhor. No sábado, a Vigília Pascal começa às 19h30.

A Catedral, que recebe obras de revitalização, não restringiu as visitas mesmo durante as intervenções. O público é bem vindo das 9h às 17h, de terça domingo, com entrada franca.

A programação completa de Semana Santa de todas as paróquias que compõe a Diocese de Petrópolis estão listadas no site da instituição.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir