Connect with us

Vacinação contra gripe começa na próxima segunda em Petrópolis

Saúde

Vacinação contra gripe começa na próxima segunda em Petrópolis

Começa na próxima segunda-feira (04), a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2022. Os primeiros atendimentos serão realizados nas instituições de longa permanência voltadas para idosos acima de 60 anos. O calendário, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, será aberto de forma gradativa, até o dia 18 de abril.

Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: saASAS

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, lembra que é fundamental atualizar o esquema vacinal anualmente, pois o imunizante é produzido de acordo com o vírus que está em maior circulação no momento. “Ou seja, o componente já não será o mesmo do ano anterior. Mesmo quem tomou a vacina na última campanha, precisa da aplicação novamente para se proteger do vírus da gripe influenza”, explica Curvelo.

Depois das instituições de longa permanência, ainda nesta primeira fase, tem início a vacinação nas unidades de Saúde, para idosos acima de 80 anos e trabalhadores da Saúde. Em seguida serão atendidos os idosos com mais de 70 anos e logo após o público com mais de 60 anos.

O Dia D da Imunização para os idosos maiores de 60 e trabalhadores da Saúde está previsto para o dia 30 de abril. Já a segunda fase da campanha vai de 3 de maio a 3 de junho para outros grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento. Neste grupo também estão incluídas as pessoas com deficiência, caminhoneiros, rodoviários, população indígena e população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais também devem ser imunizadas neste período.

Veja o calendário da primeira fase da campanha:

04/04 – Instituições de Longa Permanência.
05/04 – Idosos com mais de 80 anos e trabalhadores da saúde.
11/04 – Idosos com mais de 70 anos.
18/04 – Idosos com mais de 60 anos.

Postos de vacinação:

Centro de Saúde Coletiva
PSF Alto da Serra
UBS Morin
UBS Alto independência
UBS Quitandinha
PSF Santíssima Trindade
PSF Bairro Castrioto
PSF Comunidade São João Batista
UBS Mosela
PSF Moinho Preto
PSF Pedras Brancas
Ambulatório Escola – Cascatinha
UBS Itamarati
Hospital Alcides Carneiro
PSF Carangola
PSF Vale do Carangola
PSF Fazenda Inglesa
UBS Araras
PSF Águas Lindas
UBS Itaipava
PSF Comunidade 1º de maio
PSF Boa Esperança
UBS Pedro do Rio
PSF Secretário
PSF Posse
PSF Brejal

Horário da campanha

A vacinação vai acontecer de 8h30 as 15h30, exceto nas unidades localizadas nas áreas rurais ou que funcionam com terceiro turno.

As salas de imunização em áreas rurais, como PSF Brejal e PSF Vale das Videiras, funcionarão de 8h30 as 14h30. Já nas unidades que funcionam com terceiro turno (Centro de Saúde Coletiva, PSF Alto da Serra, UBS Quitandinha, UBS Itamarati e UBS Mosela) as salas estarão abertas de 8h30 as 19h.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir