Gabinete de Crise do MPRJ é reativado em Petrópolis para acompanhar necessidades da população após chuva
Está sendo preparado um diagnóstico da situação na cidade para que sejam traçadas as estratégias emergenciais de atuação do MP
O gabinete de crise do Ministério Público do Rio de Janeiro foi reativado em Petrópolis para acompanhar as necessidades da população após a chuva deste domingo (20).
Foto: Divulgação MPRJ
“O gabinete havia sido transformado em uma sala de articulação institucional de resposta ao desastre, mas a partir de ontem à noite, foi restabelecido”, disse a promotora de Justiça Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis.
Com isso, estão sendo articuladas diferentes frentes de atuação ministerial para acompanhar as necessidades da população nos pontos de apoio que recebem novos desabrigados, o restabelecimento dos serviços essenciais, o monitoramento de novos riscos junto aos órgãos competentes e a localização de desaparecidos.
Desde o início da manhã de hoje (21), o MPRJ afirma que está em contato com todos os pontos de apoio para levantar as necessidades prioritárias, o número de atingidos e as situações de especial vulnerabilidade.
“Estamos verificando o restabelecimento de serviços como água, luz, transporte público e saúde, incluindo o atendimento de saúde aos desabrigados”, disse Vanessa Katz, acrescentado que está sendo elaborado um diagnóstico da situação para que sejam traçadas as estratégias emergenciais de atuação do MP.
Sobre desaparecidos
O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (PLID/MPRJ) concentra o recebimento de informações sobre pessoas desaparecidas na cidade.
Os canais para solicitações são Telefone: (21) 2262-1049, o e-mail atendimento.plid@mprj.mp.br e o site.
Veja também:
- Trânsito: veja quais ruas estão interditadas nesta segunda-feira em Petrópolis
- Prefeitura suspende aulas em toda a cidade nesta segunda devido às chuvas
- Petrópolis registra volume de chuva acima do esperado e tem vias interditadas após alagamentos
- Outono começa com previsão de chuva e queda brusca da temperatura em Petrópolis
- Prefeitura mantém suspensão das aulas em escolas, CEIs e universidades de Petrópolis nesta terça
- Prefeitura diz que alimentos arrecadados são suficientes e espera receber doações de móveis para o Aluguel Social
- Petropolitanos manifestam tristeza e indignação diante de tragédias sucessivas: ‘isso não pode ser normalizado’