Connect with us

Comitê Cientifico mantém obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados de Petrópolis

Saúde

Comitê Cientifico mantém obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados de Petrópolis

Decreto municipal determina flexibilização apenas em ambientes externos

O Comitê Cientifico definiu na manhã desta terça-feira (15) a flexibilização do uso de máscaras apenas em ambientes externos. O decreto municipal mantém a obrigatoriedade em locais fechados de Petrópolis.

A decisão foi tomada com base nos dados epidemiológicos do município, que incluem desde a taxa de transmissibilidade e a ocupação dos leitos clínicos e de UTI em hospitais públicos e privados da cidade. 

Foto: Henry Kappaun

“O uso de máscaras será opcional (em ambientes externos), exceto para pessoas que estejam com sintomas respiratórios. Para essa liberação, também estamos levando em conta a ampla cobertura da vacinação. A primeira dose do imunizante já foi aplicada em quase 97% do público acima de 12 anos. Vamos continuar fazendo o monitoramento diário da situação epidemiológica da cidade e, se os índices começarem a apresentar alterações, a medida será novamente adotada”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

A flexibilização do uso de máscaras foi unânime no comitê, que é presidido pelo infectologista Marco Liserre. “Já temos condições de fazer essa liberação em ambientes externos, porém, vamos continuar acompanhando o quadro para definir quando a medida poderá ser estendida para espaços fechados. Estamos observando, inclusive, as normas técnicas da Anvisa”, disse Liserre. 

Baixa nos números da Covid-19

Neste momento, existem três pessoas internadas em leitos clínicos do SUS e a mesma quantidade em UTIs da rede pública. “O número de óbitos e de casos confirmados vem caindo, exponencialmente, e quase 122 mil pessoas já receberam a terceira dose (reforço) da vacina. Entre crianças de 5 a 11 anos, cujo público estimado é de 26 mil, já ultrapassamos a marca dos 62%. Todos esses fatores nos deixam confiantes para essa tomada de decisão, mas seremos prudentes”, disse o secretário Marcus Curvelo.

Obrigatoriedade em lugares fechados continua

O decreto com a medida está sendo editado e vai frisar, inclusive, a obrigatoriedade do uso da proteção no transporte público, escolas e unidades de saúde para profissionais e pacientes. 

E. M. O. Josemar Contage, em Corrêas – Foto Divulgação PMP

Além do prefeito e do secretário de Saúde, Marcus Curvelo, o Comitê Cientifico é formado por Félix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz; Antônio Luiz Chaves Gonçalves, mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ; Luís Eduardo Fontes, doutor em Saúde Baseada em Evidências pela UNIESP; o infectologista Luís Arnaldo Magdalena Pereira; Cláudia Respeita, Superintendente de Atenção à Saúde do município de Petrópolis; Thayene Varella, Chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde de Petrópolis; Alessandra Coutinho Pains, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica no Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura; Alessandra Sauan do Espírito Santo Cardoso, graduada em Enfermagem; Leandro Pereira Lopes Serrano, formado em Farmácia Industrial e pós-graduado em Tecnologia Farmacêutica e Gestão da Qualidade.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir