Empresas de ônibus são oficiadas para que retornem com 100% das operações
CPTrans diz que vai fiscalizar a operação na segunda-feira (14) e afirma que, em caso de descumprimento, as empresas serão multadas
As empresas de ônibus foram oficiadas pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para que retomem com 100% das frotas, dos horários e das linhas em todos os bairros.
Foto: Aline Rickly
O objetivo é que, já na segunda-feira (14), o sistema de transporte público coletivo de Petrópolis opere em sua plenitude, segundo a CPTrans.
“Houve a normalização de todas as atividades da cidade. Comércio, escolas, indústrias e empresas voltaram a funcionar. Então não tem motivo para a oferta não voltar a funcionar em sua plenitude. Menos oferta, menos ônibus, menos horários deixam o sistema de transporte público coletivo menos atrativo para a população, o que é muito ruim para a cidade”, disse Jamil Sabrá, diretor-presidente da CPTrans,
O ofício foi encaminhado pela CPTrans ao Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro).
Fiscalização
A CPTrans informou ainda que vai fiscalizar a operação para checar o cumprimento da determinação já na segunda-feira. Em caso de descumprimento, as empresas serão multadas, segundo informou o órgão.
“Entendemos que o transporte público precisa ser cada vez mais valorizado. Uma mobilidade urbana de qualidade depende de termos cada vez mais pessoas nos ônibus e cada vez menos nos carros. Por isso, demos um passo muito importante na terça-feira (8), com a implantação do corredor exclusivo na Rua Washington Luiz, que trouxe viagens mais rápidas para os usuários”, disse Sabrá.
De acordo com a CPTrans, em comparação ao que era feito antes da pandemia, a operação de hoje é, em média, de 100% nas linhas troncais (100, 340, 600 e 700) e de 85% nas demais linhas.
A Sou Petrópolis aguarda posicionamento do Setranspetro sobre o ofício enviado pela CPTrans e se a frota será normalizada.
