Connect with us

Prefeitura disponibiliza ao Estado terreno em Corrêas para construção de casas populares para as vítimas da chuva

Cidade

Prefeitura disponibiliza ao Estado terreno em Corrêas para construção de casas populares para as vítimas da chuva

Mais de mil pessoas estão desabrigadas após tragédia que assolou a cidade

O prefeito Rubens Bomtempo anunciou nesta terça (01) que disponibilizou ao Governo do Estado do Rio de Janeiro o terreno na região do Caititu, em Corrêas, para a construção de cerca de 300 unidades habitacionais para as vítimas das chuvas do dia 15 de fevereiro. O ofício foi entregue ao secretário de Estado de Infraestrutura Max Lemos, durante reunião nesta terça-feira (1) na sede da prefeitura no Palácio Sérgio Fadel.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

“É um terreno adquirido pelo meu governo em 2013 e que estamos disponibilizando para que o Estado construa as casas para atender as famílias que foram desabrigadas e desalojadas no temporal do dia 15 de fevereiro. A área de 14 mil metros quadrados pode receber entre 250 e 300 unidades habitacionais”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O prefeito Rubens Bomtempo também informou ao Estado a existência de uma verba de R$7 milhões do programa Somando Forças, que pode ser usado no asfaltamento da rua.  “Estamos entregando oficialmente as obras do PAC Encostas para o Estado e também disponibilizando esse terreno para a construção de moradias. São medidas importantes para a retomada da cidade”, frisou o prefeito.

O secretário de Estado Max Lemos disse que o governo estadual também está procurando por outros terrenos para a construção de casas para as famílias vítimas da chuva.

Mais de mil pessoas desabrigadas ou desalojadas

Há duas semanas da maior tragédia de Petrópolis, os efeitos e perdas ainda são incalculáveis. Até o momento, a Polícia Civil já contabilizou 231 vítimas fatais e 1.117 cidadãos desabrigados em 34 pontos de apoio.

Em todos os pontos de apoio a população recebe alimentação, suporte para a higiene pessoal, atendimento de assistência, saúde e psicólogos. Mas todas essas famílias aguardam poder ter, novamente, uma casa. Dessa vez, sem riscos de deslizamentos e com segurança.

Sobre o terreno no Caititu

O terreno do Caititu foi adquirido em 2013 pela Prefeitura de Petrópolis. Em 2014, o governo municipal fez o primeiro chamamento público para a contratação da empresa que faria a construção das casas no local. O chamamento aconteceu e a empresa chegou a ser contratada. No entanto, de acordo com a prefeitura, o Ministério do Desenvolvimento Regional (à época chamado de Ministério das Cidades), responsável pela verba para a construção das casas, não deu andamento ao processo.

“Em 2016, a Prefeitura de Petrópolis fez um segundo chamamento, que também não foi levado adiante pelo governo federal. Em 2018, o município fez nova tentativa, também sem sucesso”, disse a assessoria de comunicação da prefeitura, em nota.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir