MP divulga cartilhas digitais para que a população saiba como agir em situações de risco como deslizamentos
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em conjunto com a Prefeitura de Petrópolis e a Defesa Civil de Petrópolis, está disponibilizando três cartilhas com orientações para os moradores da região. No Guia de Sistema e Alarmes, dicas de como seguir os protocolos de segurança e agir em caso de chuvas fortes.
Foto: Carl de Souza / AFP
Os recursos tecnológicos são fundamentais nos dias de hoje quando se trata de alertar, em tempo real, pessoas ou comunidades inteiras. Trocar mensagens e informações pode ser decisivo para um trabalho conjunto e integrado, onde minutos fazem a diferença.
O guia traz informações de onde se abrigar para uma maior segurança, os itens que devem ser separados e deixados em locais de fácil acesso em um momento de emergência e também telefones úteis como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Samu.
Incêndios florestais
Já na Cartilha de Incêndios Florestais estão instruções e medidas de prevenção. Todos os anos, moradores convivem com o aumento dos incêndios florestais, ou seja, pontos de fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de cerrado.
A soltura de balões, a queima de lixo e as fogueiras estão entre as principais causas dos incêndios. E são muitos os impactos: morte de animais e plantas, degradação do solo e problemas de saúde.
Se você perceber um foco de incêndio em alguma área da sua comunidade ou região ligue para o telefone 193. E, quando ligar, dê pontos de referência para que os bombeiros localizem o incêndio o mais rápido possível.
O Guia sobre Desastres Naturais foi desenvolvido pensando nos desafios que estão sendo enfrentados atualmente: pandemia de Covid-19, chuvas de verão e as suas consequências para a população, como deslizamentos e inundações. O informativo traz muitas orientações e explica como agir em situações de emergência.