Tragédia em Petrópolis já soma 78 óbitos; Defesa Civil Nacional acompanha operações em busca de sobreviventes
Órgão atua no reconhecimento do Estado de Calamidade Pública para o município
ATUALIZAÇÃO ÀS 17h36
Em última atualização do Instituto Médico Legais, o município registrou 372 pessoas desabrigadas e 78 óbitos vítimas da tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis.
Os óbitos estão sendo consolidados pelos oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil. Os agentes trabalham na identificação cautelosa e providenciam a consolidação dos dados detalhados das vítimas.
Foto: Bruno Soares
Com efetivo reforçado, o município conta com o suporte de viaturas e maquinário de demais órgãos do Estado e União para o socorro a vítimas e atendimento das 325 ocorrências, das quais 269 são por deslizamentos.
Todo o trabalho conta, ainda, com maquinário e equipamentos que dão suporte às operações de salvamento e recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. “Todo esse efetivo que se junta às nossas equipes no município é de grande importância para a atuação no salvamento das vítimas”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que decretou luto oficial de três dias e estado de calamidade pública para o município.
Estado de Calamidade Pública
A o Secretário de Defesa Civil Nacional está no município e, além de acompanhar as operações, visa concluir o processo de reconhecimento federal da decretação do Estado de Calamidade Pública. “Chegamos aqui em Petrópolis, fizemos um sobrevoo na cidade, a situação realmente é muito crítica, o cenário é realmente de guerra. Fizemos uma reunião com o governador e o prefeito, com toda a equipe da cidade e do governo do Estado. O desastre está sendo muito bem gerido”, destacou o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reforçando que coloca todo o efetivo à disposição, com recursos logísticos e materiais, para que se reconheça o estado de calamidade pública do município, o que deve acontecer entre hoje e amanhã.
Foto: Bruno Soares
O município ainda conta com o efetivo da Defesa Civil do Estado, que deslocou para a cidade 43 agentes e 16 viaturas. A Defesa Civil de Vassouras, São João de Meriti, Areal e Araruama também se juntam às equipes no município. “Todo esse aparato está sendo fundamental no suporte ao elevado número de ocorrências que registramos nas últimas horas”, destacou o secretário de Defesa Civil do município, o Tenente Coronel Gil Kempers.
As Forças Armadas disponibilizaram 5 caminhões, uma ambulância e colocou todo o efetivo do Exército à disposição da cidade. A Polícia Rodoviária Federal participa das operações com 34 agentes, 8 viaturas, uma aeronave, uma retroescavadeira, um caminhão caçamba e um prancha, uma ambulância e drones. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deslocou para a Defesa Civil 200 oficiais e 85 viaturas.
Veja também
- Petrópolis permanece instável e com perigo potencial de pancadas de chuva e trovoadas, prevê INMET
- Helicópteros e equipes do Grupamento Aeromóvel atuam em ocorrências em Petrópolis
- Saiba como ajudar os desabrigados pelo temporal que atingiu Petrópolis
- Prefeitura decreta luto oficial de três dias em decorrência do elevado número de óbitos em Petrópolis
- Subida da Serra opera em meia pista; equipes da Concer trabalham para retirada de rocha
- Carros pendurados e muita lama; fotos mostram situação no Centro Histórico nesta quarta
