Connect with us

Número de vítimas fatais sobe para 58 após tragédia em Petrópolis; busca por sobreviventes continua

Cidade

Número de vítimas fatais sobe para 58 após tragédia em Petrópolis; busca por sobreviventes continua

Governo do Estado atua em várias frentes contra os efeitos do temporal na cidade

ATUALIZAÇÃO ÀS 14h00

O governador Cláudio Castro acompanha de perto os trabalhos das equipes nos locais onde ocorreram desabamentos e alagamentos causados pela enxurrada que atingiu Petrópolis, matando pelo menos 58 pessoas. Total de 21 vítimas foram resgatadas com vida. Ações acontecem desde a noite dessa terça-feira (15).

Foto: Bruno Soares

“É uma situação quase que de guerra. Toda a nossa equipe está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações” – declarou o governador Cláudio Castro, no Morro da Oficina, local onde houve desabamento com muitas vítimas.

O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, falou sobre o trabalho de resgate.

Morro da Oficina

“Há uma grande equipe concentrada no Morro da Oficina, onde acreditamos ter o maior número de vítimas ainda soterradas. Estamos com 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Montamos um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento “, disse Cláudio Castro.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras está mobilizada com maquinário na cidade: são 20 caminhões, 20 retroescavadeiras, 10 escavadeiras hidráulicas, 5 caminhões vacoll e 10 carros pipas.

Força-tarefa

Dois caminhões com medicamentos e insumos da Secretaria Estadual de Saúde já estão na cidade. Oito ambulâncias fazem remoção de pacientes e ações de socorro. A Central Estadual de Regulação está empenhada para transferências imediatas. Há doses extras de vacinas antitetânicas e equipes estão mobilizadas para emissão de certidões de óbitos.

Pontos de acolhimento

Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas. As famílias estão em estruturas que funcionam em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil. Elas estão nas localidades do Centro, São Sebastião, Vila Felipe, Alto Independência, Bingen, Dr. Thouzete e Chácara Flora.

Equipes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos trabalham no cadastramento das famílias desalojadas e desabrigadas. O Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC) viabiliza documentação para a população que perdeu seus bens.

Batalhões da Polícia Militar funcionam como pontos de recolhimento de donativos para as vítimas da chuva em todo o estado. Água mineral e itens de higiene pessoal são necessários neste momento.

Resgate

A Polícia Civil uniu em uma força-tarefa os setores de perícia, cartório, delegacias da Região Serrana e apoio terrestre e aéreo com dois helicópteros para ajudar no resgate às vítimas e auxiliar a Defesa Civil. Uma estrutura para identificação dos corpos foi montada no Posto Regional de Polícia Técnica Científica de Petrópolis.

Atendimento na Sala Lilás

A Delegacia de Descoberta de Paradeiros realiza atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência. Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto. Além disso, uma equipe da Delegacia do Consumidor fiscaliza possível supervalorização de preços em estabelecimentos comerciais da região.

Previsão de chuva

Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. A Defesa Civil reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir