Defesa Civil do Estado confirma 18 mortes por deslizamentos e alagamentos em Petrópolis
Ainda não foram divulgadas informações sobre as vítimas
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) confirmou 18 mortes por deslizamentos e alagamentos após temporal que atingiu Petrópolis nesta terça-feira (15). Ainda não foram divulgadas informações sobre as vítimas.
Foto: Ariane Nascimento
A Sedec-RJe o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informaram que estão mobilizados, atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas.
O Corpo de Bombeiros informou que já foi acionado para mais de 40 atendimentos no município.
“Mais de 180 militares trabalham no atendimento à população. Equipes especializadas em busca e salvamento foram enviadas para reforçar o socorro, com apoio de viaturas do tipo 4×4 e botes. Oito ambulâncias extras foram empenhadas para atender a região. Pela manhã, há previsão de envio de cerca de 10 aeronaves das forças de segurança do Estado para auxiliar nos trabalhos”, informou por meio de nota.
O secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, está no município, dando suporte e colocando em prática as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022.
O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo do Estado RJ, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no Estado do Rio.
Monitoramento e Alerta
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas, para as regiões, em caso de riscos de deslizamentos ou inundações.
Panorama meteorológico
A previsão é de chuva fraca a moderada para as próximas 2 horas na cidade, e de chuva moderada a ocasionalmente forte na madrugada.
Veja também
- Petrópolis registrou em 6 horas acumulado de chuva acima da média esperada para todo o mês de fevereiro
- Moradores das áreas de risco de Petrópolis devem ir para pontos de apoio, orienta Defesa Civil
- Temporal atinge Petrópolis e ruas ficam debaixo d’água nesta terça
- Trânsito: ruas são fechadas devido a alagamentos e deslizamentos em Petrópolis
- Fotos mostram caos provocado por temporal em Petrópolis nesta terça
- Moradores relatam cenário assustador nas ruas após temporal em Petrópolis; veja depoimentos
