Connect with us

17 eventos que fazem parte da programação regular de Petrópolis

Agenda

17 eventos que fazem parte da programação regular de Petrópolis

Feiras de empreendedorismo, práticas de meditação, música ao vivo e programação cultural

Seja para você que é turista ou então para você que mora na cidade, ter acesso à programação regular de Petrópolis é um grande adianto na hora de fazer planos! Assim, reunimos alguns dos eventos, feiras, exposições e atividades que são realizadas frequentemente na cidade para te ajudar no planejamento dos seus momentos de lazer e relaxamento.

Feiras e eventos com expositores locais

Feira 4.0

Feira de empreendedorismo, a Feira 4.0 aconteceu pela primeira vez em 2021 como forma de amparar os empreendedores locais na pandemia. O evento é realizado mensalmente no Clube Petropolitano, no Centro, com a participação de mais de 60 empresas locais de diversos segmentos, entre eles: bebidas, alimentos, moda e artesanato. 

Mais informações: @feira_4.0

Fotos: Divulgação

Trama Design

Criada em 2017, a feira Trama Design acontece com frequência no complexo cervejeiro da Bohemia e é resultado da reunião de expositores que atuam nos segmentos de moda, acessórios, decoração e doces. Para saber quando acontece a próxima edição, basta acompanhar o Instagram da Trama.

Mais informações: @feiratrama

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Eco Brechó

Tida como a maior feira de brechós do Rio de Janeiro, a Eco Brechó Park tem sido sucesso em Petrópolis e fora dela. Realizado na Avenida Ipiranga, 846, o evento tem sido parte da programação fixa cultural da cidade. No perfil do Instagram do projeto são anunciadas as edições seguintes do Eco Brechó.

Mais informações: @ecobrechopark

Fotos: @yaraaraujofotografia

Deguste

Feira da cerveja artesanal, a Deguste reúne gastronomia, música, cerveja e produtos de origem local no gramado da Praça Visconde de Mauá, a Praça da Águia. Normalmente realizada no último fim de semana do mês, a feira tem promovido edições especiais em datas comemorativas, como foi o caso do Natal Imperial. A programação é sempre anunciada no Instagram da Deguste.

Mais informações: @feiradeguste

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Feiras de adoção da Dog’s Heaven

Uma das maiores entidades dedicadas ao resgate e cuidado de cães abandonados, a Dog’s Heaven cuida hoje de mais de 270 cachorros. Normalmente vítimas de maus-tratos ou em situação de vulnerabilidade, os animais ficam sob os cuidados do senhor Francisco, idealizador da ONG, e de voluntários. Frequentemente são realizadas ações de adoção pela cidade. Para ficar em dia com as feiras, basta ficar de olho no Instagram da Dog’s Heaven.

Mais informações: @dogsheaven

Fotos: Divulgação

Programação musical em restaurantes e hospedagens

Pepper Bar

Super aconchegante, o restaurante Pepper Bar, em Itaipava, acolhe tanto pela comida, quanto pela música ao vivo contagiante que é promovida toda segunda, quinta, sexta, sábado e domingo. A programação pode ser conferida no Instagram do local.

Mais informações: @pepperbaritaipava

Endereço: Shopping Arcádia – Estr. União e Indústria, 10126 – Itaipava

Fotos: Divulgação

Bendita Briza

O Briza trabalha com uma programação musical semanal em que cada dia da semana traz consigo um estilo diferente. As atrações são sempre anunciadas na página do estabelecimento no Instagram.

Mais informações: @benditabriza

Endereço: Av. 7 de Abril, 583 – Centro

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Chopperia Ecobier – Itaipava

Bastante variada, a programação da Ecobier é semanal e vai desde roda de samba a sessões com DJs. A programação é anunciada pelo perfil do Instagram do estabelecimento.

Mais informações: @ecobieritaipava

Endereço: Estr. União e Indústria, 9116 – Itaipava

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Casa Cria Local

Situada no Retiro, a Casa Cria Local é a casa do comércio e da cultura local. Com uma infraestrutura que inclui armazém, livraria, bruncheria, cervejaria, bar, além de uma extensa programação cultural voltada aos públicos infantil e adulto, semanalmente são oferecidas atrações musicais diversas. Para ficar em dia, basta acompanhar o perfil da Casa no Instagram.

Mais informações: @casacrialocal

Endereço: Rua Henrique Dias, número 15 – Retiro

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

D’Angelo

Tida como uma das casas comerciais mais tradicionais em Petrópolis, o D’Angelo é um restaurante e chopperia fundado em 1914. Famoso por sua “quintaneja” – quintas-feiras com programação de música sertaneja, o local também recebe atrações musicais às sextas e sábados. A agenda do D’Angelo pode ser conferida no Instagram do estabelecimento.

Mais informações: @casa.dangelo

Endereço: Rua do Imperador, 700 – Centro

Fotos: Viver e Viajar / Sou Petrópolis

Urban! Itaipava

Complexo multi-atividades, o Urban, em Itaipava, reúne restaurante, bar, rooftop, academia e, em breve, quadra esportiva. No rooftop são promovidos eventos musicais acompanhados de DJ. A programação pode ser acompanhada no Instagram do espaço.

Mais informações: @urban_itaipava

Endereço: Estr. União e Indústria, 11770 – Itaipava

Fotos: Divulgação

Brewpoint – Quintal do Prado

Point de venda da cerveja artesanal da Cervejaria Brewpoint e de petiscos, o local, que fica no Quintal do Prado, em Corrêas, também é casa de música ao vivo. As atrações costumam ser divulgadas no Instagram do estabelecimento.

Mais informações: @brewpointexpresscorreas

Endereço: Estr. União e Indústria, 2936-3114 – Shopping do Prado, Corrêas

Fotos: Divulgação

Programação cultural

Casa de Petrópolis

Espaço voltado para atividades históricas, artísticas e culturais, a Casa de Petrópolis tem mantido uma programação semanal. Além da visita obrigatória ao casarão, o imóvel tem sido sede de concertos de piano e recitais clássicos. A agenda é disponibilizada no Instagram da Casa.

Mais informações: @casa_de_petropolis

Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Centro

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Casa Marambaia

Paraíso em Corrêas, a Casa Marambaia tem cultivado pela beleza de seu espaço e por sua programação cultural. Aos sábados acontece o Sunset Marambaia, com atrações musicais intimistas que caminham pela música clássica ao piano rock, por exemplo. Às sextas, é promovido o Jantar Imperial, que reproduz o menu servido em 1825 em comemoração ao nascimento de Dom Pedro II. Às quartas, o local sedia um chá da tarde sempre às 16 horas.

Mais informações: @casamarambaia

Endereço: R. Dr. Agostinho Goulão, Nº 2098 – Corrêas

Fotos: Instagram @marinicodemus e Leonardo Guimarães

Museu do Artesanato

Considerado o primeiro Museu de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e o segundo do Brasil, esse museu está localizado na Coronel Veiga e é, praticamente, uma obra de arte viva. Cada pedacinho dele é composto por diferentes formas de manifestação artística, o que significa que frequentemente são inaugurados novos espaços e áreas por lá.

Mais informações: @museuartesanato

Endereço: R. Cel. Veiga, 1734 – Cel. Veiga

Fotos: Cocco Barçante – @rosaferreira.mr

Sesc Quitandinha

Sob gestão do Sesc, o Palácio Quitandinha é parada obrigatória em Petrópolis. Como se não bastasse o fato de ser uma verdadeira aula de história, empreendedorismo e arquitetura, o local também respira cultura. Frequentemente são levadas às instalações da construção exibições de arte e apresentações musicais/artísticas. No Instagram o Sesc Quitandinha são feitas atualizações no que ocorre por lá.

Mais informações: @sescquitandinharj

Endereço: Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

Foto Instagram @carol.a.freire e Instagram @gauerdani

Bem-estar

Yoga e meditação na Praça da Liberdade e no Parque São Vicente

Para quem busca opções fixas que levam ao autocuidado, vale a pena conhecer o projeto “Todo dia é dia de Yoga”, que acontece sempre aos domingos, às 9 horas, na Praça da Liberdade – com exceção dos dias em que chove. Além dele, existem também práticas de meditação ao ar livre aos sábados. Intercaladas, as aulas acontecem no Parque de Exposições, em Itaipava (9h), e no Parque São Vicente (7h) mediante reserva pelo WhatsApp (24) 99266-6829.

Conhece mais algum evento que faça da programação regular da cidade? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir