Casa de Petrópolis reabre trilha aos visitantes
No trajeto, podem ser vistas espécies nativas da Mata Atlântica, com árvores centenárias cujo tamanho monumental se torna um atrativo a parte
A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura acaba de ganhar mais uma atração para os visitantes: uma trilha de 116 metros de extensão que havia sido tomada pelo mato e que, a partir de agora, pode ser acessada de graça pelo público.
Foto: Divulgação Casa de Petrópolis e Reprodução Instagram @aqui.no.rio
No trajeto, podem ser vistas espécies nativas da Mata Atlântica, com árvores centenárias cujo tamanho monumental se torna um atrativo a parte.
Localizado ao lado direito de quem olha para a fachada do imóvel, a trilha faz parte do conjunto botânico elaborado pelo paisagista Auguste Glaziou – também responsável por jardins como o da Quinta da Boa Vista, por exemplo. Ela foi encomendada no século 19 pelo proprietário original da Casa, José Tavares Guerra.
Trilha de fácil dificuldade, nela, o visitante pode apreciar também espécies de orquídeas, bromélias, samambaias, e uma diversidade de pássaros e aves, como jacutingas, sabiás, saracuras, canários, bem-te-vis, sanhaços, e outros animais como esquilos e macacos.
A Casa de Petrópolis fica no Centro Histórico, no número 716 da Avenida Ipiranga.
O visitante pode acessar a trilha a partir das 10h e até as 16h, obedecendo às regras do espaço como a não remoção de mudas e amostras do espaço.