Reforma da Catedral: conheça 8 novidades que farão parte do templo depois da restauração
Do acesso aos sinos à galeria autoexpositiva
Magnética, a Catedral São Pedro de Alcântara é alvo de olhares que, inevitavelmente, são tomados pela admiração do público. E desde que as obras de restauração do templo foram iniciadas, no começo de 2021, a curiosidade dos moradores e turistas tem sido crescente. Primeira grande reforma desde a sua construção, em 1884, estima-se que, caso a chuva dê trégua, a igreja seja reinaugurada em março. Até lá, confira 8 novidades que farão parte da Catedral depois da conclusão das obras:
Fotos: @diegoabreue e @soupetropolis
1- Acesso aos sinos
O que, para muitos, um dia foi sonho, em breve se tornará realidade. Isso porque as obras da Catedral preveem o acesso dos visitantes à torre dos sinos do templo e a uma visão panorâmica deslumbrante a 70m de altura! Quem mal pode esperar para viver essa experiência?
2- Galeria autoexpositiva
Uma outra implementação é a galeria auto expositiva da Catedral. A partir dela – que tem sido construída no andar abaixo da torre do sino – o visitante terá acesso a objetos sacros e itens que integram a história não apenas da Catedral, mas da trajetória da Igreja na cidade e, por que não, também do município.
Foto: Divulgação
3- Passarela entre as cúpulas e o telhado
Graças à passarela localizada entre as cúpulas da Catedral e o telhado, os visitantes terão acesso a telões que vão apresentar as histórias e os objetos da igreja. Já imaginou caminhar por ali? É quase que caminhar pela história!
Foto: Divulgação
4- Elevador de acesso ao Órgão da Catedral
Um outro destaque é a implementação do elevador que vai permitir que pessoas com a mobilidade reduzida cheguem ao andar onde está localizado o Órgão da Catedral. Nele, haverá totens e uma visão completa dos andares superiores da Catedral, como a galeria, passarela, torre dos sinos e uma visão externa da Catedral proporcionada pelas câmeras instaladas.
5- Vídeos legendados e em libras
Um outro recurso de acessibilidade que fará parte da “nova” Catedral é a legendagem dos vídeos projetados, que também terão tradução para libras. Assim, espera-se que o conteúdo chegue ao maior número possível de pessoas.
6- Lançamento de um aplicativo interativo
Também está previsto no projeto de revitalização da Catedral o lançamento de um aplicativo interativo, em que crianças terão acesso a jogos e informações sobre o templo.
7- Mudança no jardim
Tem sido reformada, ainda, a imagem de Nossa Senhora das Graças que, antes mesmo da construção da Catedral, ficava no terreno lateral do templo. Depois de concluída, a estátua – que estava dentro do templo, volta para a praça, resgatando a ideia inicial.
Foto: Divulgação
8- Restauro interno e externo
Estão previstos no projeto da Catedral os restauros internos e externos do edifício, o que abrange a cobertura e o madeiramento estrutural, elementos de ornamento e calhas, a recolocação das rosáceas e a modernização de toda a parte elétrica da igreja. Fazem parte das obras, ainda, a instalação dos sistema de combate a incêndio e a recuperação dos elementos artísticos. Dá só uma olhada nesse antes x depois!