Connect with us

Professor da FMP é homenageado em Simpósio Internacional pela contribuição no desenvolvimento da endourologia brasileira

Cidade

Professor da FMP é homenageado em Simpósio Internacional pela contribuição no desenvolvimento da endourologia brasileira

O médico e professor Dr. Pedro Paulo de Sá Earp é pioneiro na cirurgia renal percutânea no Brasil

O renomado médico e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), Dr. Pedro Paulo de Sá Earp, foi homenageado em reconhecimento à sua valiosa contribuição no desenvolvimento da Endourologia Brasileira, sendo pioneiro da cirurgia renal percutânea no Brasil. A agraciação foi realizada no 5º Simpósio Internacional de Litíase Urinária do HC- FMUSP, nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O responsável pela homenagem foi o setor de Endourologia da divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Foto Divulgação UNIFASE

“Me sinto extremamente honrado e feliz com essa homenagem concedida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, um dos serviços que mais publica nacionalmente e internacionalmente, desfrutando de grande prestígio na comunidade urológica mundial. É um privilégio e uma sorte ter vivido uma época de ebulição urológica e ter convivido com muitos médicos renomados da área e ter podido apreciar a atuação científica de figuras ilustres como os Titulares de Urologia da USP William Nahas e Miguel Srougi”, comenta o médico, Dr. Pedro Paulo de Sá Earp.

O Dr. Pedro Paulo de Sá Earp formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1970, e se especializou em Urologia fazendo sua residência no Serviço de Urologia do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, chefiado pelo Prof. Henrique Rupp (primeiro Professor de Urologia da FMP). Bisneto, neto e filho de cirurgiões, seguiu o conselho de seu pai dedicando-se a esta especialidade cirúrgica.

“O fato de ter terminado a minha residência há 49 anos, me proporcionou uma magnífica oportunidade de assistir a urologia explodir tecnologicamente. Me encantei pelas técnicas menos invasivas, especialmente para tratamento de cálculos renais. As técnicas endoscópicas em urologia constituem uma subespecialidade chamada endourologia. Foi num Congresso em Bristol, na Inglaterra, em 1980, que tive contato com as primeiras cirurgias minimamente invasivas para tratamento de cálculos renais (através de uma incisão na pele de aproximadamente 1,5 cm). Desde então, venho praticando várias modalidades de cirurgias endoscópicas, tendo sido pioneiro no Brasil na Cirurgia Renal Percutânea. Desde aquela época, venho ensinando endourologia às várias gerações de urologistas. Devo uma gratidão muito grande a Joseph Segura da Mayo Clinic, em Rochester nos EUA. Foi um bom exemplo para mim. A estadia lá foi muito proveitosa”, conta o professor.

Atualmente, o Dr. Pedro Paulo de Sá Earp, professor titular da disciplina de Urologia da FMP, se debruça no uso da robótica na medicina. Um novo degrau no caminho das cirurgias minimamente invasivas, com menos riscos para o paciente, com a proposta de uma recuperação mais rápida.

Veja também: Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência: professora da UNIFASE fala sobre desafios e políticas públicas para esse grupo

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir