Connect with us

7 motivos para participar do festival gastronômico que acontece em Itaipava neste final de semana

Comer e beber

7 motivos para participar do festival gastronômico que acontece em Itaipava neste final de semana

Edição deste ano acontece de forma inédita com inspiração natalina e programação ao ar livre

Teve início nesta sexta (3) a 21ª edição do Petrópolis Gourmet, especial de Natal. Em formato inédito, o evento acontece neste fim de semana no hall de entrada do Parque de Exposições de Itaipava e, de 06 a 19 de dezembro, nos estabelecimentos participantes. Com muitas novidades na programação, a Sou Petrópolis reuniu alguns motivos que vão fazer com que você marque presença!

1- É o quinto maior festival gastronômico do país

Atrás do apenas do Festival Comida di Buteco, do Festival Ver-o-Peso, da Festa da Colônia, Gramado e Canela, e do Restaurant Week, o Petrópolis Gourmet é o quinto maior festival gastronômico do Brasil. Realizado no município desde 2001, o evento ganhou espaço no Estado e fora dele, consolidando a cidade como atrativo no turismo, na cultura, na história e na gastronomia.

Foto: Divulgação

2- Parte da programação em espaço aberto

Em função da pandemia, o Petrópolis Gourmet deste ano foi pensado para garantir segurança ao público. Com exceção da programação que ocorre nos restaurantes, neste fim de semana o festival acontece no hall de entrada do Parque Municipal de Itaipava – distrito que, além de aconchegante, já é conhecido por seu prestigiado polo gastronômico. A escolha do local garante a circulação e o distanciamento do público.

3- Bom para o bolso

Em quase dois anos de pandemia, o Petrópolis Gourmet se adaptou para garantir que o evento fosse acessível ao público. Assim, a faixa de preço dos pratos é de R$ 30! Na programação deste fim de semana em Itaipava, serão 25 estandes, sendo 15 ocupados por alimentação e cinco por bebidas. É a oportunidade de viver uma experiência gastronômica diferenciada, sem fazer o bolso sofrer.

4- Presença de grandes chefs

Como já é de praxe, o Petrópolis Gourmet reúne grandes nomes da gastronomia. Uma delas é a chef Lydia Gonzalez – embaixadora do evento. Formada no ramo gastronômico há 18 anos, Lydia representou a Cidade Imperial no programa “Mestre do Sabor” da Rede Globo. Além do time seleto de chefs, do qual fazem parte os petropolitanos Patrícia Dutra e Javy Larroquet, haverá, ainda, cervejeiros e até sommelier.

Foto: Divulgação

5- Cardápio natalino

Em formato inédito, esta edição do Petrópolis Gourmet acontece em dezembro como forma de agregar ao Natal Imperial deste ano. Haverá comidas típicas natalinas e receitas especiais inovadoras idealizadas pelos chefs que comandam os restaurantes de Petrópolis.

Foto: Divulgação

6- Programação musical e oficinas

Além da gastronomia, o festival também conta com programação musical e oficinas. Neste sábado (4), Mayara Ferreira e o Grupo Estação Brasil se apresentam às 16 horas e, no domingo (05), o Trio Dona Flô encerra o final de semana, com show no mesmo horário. Serão promovidas, ainda, oficinas e palestras com chefs, como o Pequeno Gourmet. Dedicada às crianças, a atividade vai ensinar receitas como cupcake de abobrinha e pizza de cenoura.

7- Reaproveitamento de alimentos

Também funciona nos dias do Petrópolis Gourmet em Itaipava, das 10h às 16h, o Mesa Brasil Sesc – programa de segurança alimentar e nutricional que garante que alimentos próprios para o consumo e que seriam descartados possam parar na mesa de instituições sociais. Das 10h às 18h fica disponível, ainda, a Feira de Economia Criativa, com apresentação de produtores locais inclusive os orgânicos.

Os chefs, os cardápios, os preços dos pratos e toda a programação do Petrópolis Gourmet estão na revista eletrônica do evento (www.petropolisgourmet.com.br) e nas páginas do festival.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir