Connect with us

Banco de Sangue Santa Teresa oferece transporte gratuito aos doadores nos dias 25 e 27 de novembro

Petrópolis do bem

Banco de Sangue Santa Teresa oferece transporte gratuito aos doadores nos dias 25 e 27 de novembro

Em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Banco de Sangue Santa Teresa vai oferecer um lanche especial aos doadores, além da gratuidade do transporte

Comemorado em todo o país e também no Banco de Sangue Santa Teresa na próxima quinta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, além de homenagear os heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras, pois o sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para milhares de pacientes internados, que seguem em tratamentos.

Foto Divulgação

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8 dos brasileiros doam sangue regularmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário que pode salvar até 4 vidas.

A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados, o que reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.

O Banco de Sangue Santa Teresa alerta para a importância de que as pessoas incluam o ato generoso da doação de sangue em seus hábitos e, com esse intuito, lançou a Campanha Novembro Vem Doar, comemorativa ao Dia Nacional do Doador, que acontece até o final do mês. Com o tema: “Compartilhe mais: Compartilhe vida, doe sangue”, a ação apresenta mensagens nas redes sociais da instituição sobre a importância do gesto da doação de sangue.

Foto Divulgação HST

Comemoração especial

No dia 25 de novembro, em homenagem à data, os doadores serão recebidos com bolo e salgadinhos. Para facilitar a locomoção e estimular ainda mais a população a participar dessa mobilização pela vida, o Banco de Sangue disponibilizará transporte gratuito aos doadores nos dias 25 e 27 de novembro, com embarque saindo da Rodoviária nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h e 15. Mais informações pelos telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Como uma atitude de gratidão, os doadores estão sendo contemplados com um mimo (limitado aos primeiros participantes da campanha) – um fone de ouvido – “para retribuir toda a esperança e amor que esses heróis anônimos levam a quem tanto precisa”, diz Vinicius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, ressaltando que todos são convidados a compartilhar a ação em suas redes sociais utilizando a #CompartilheMais, ampliando assim a propagação desta corrente do bem.

O Banco de Sangue Santa Teresa atende aos doadores diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco.

A instituição informa que segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. A instituição tem o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia.

O Banco de Sangue Santa Teresa atende diariamente, das 7h às 18h, incluindo finais de semana e feriados.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

Critérios específicos para o coronavírus:

  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
  • Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
  • Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

*Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen
Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355
Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir