Projeto “Música nas Cidades Históricas” chega a Petrópolis neste mês
Evento será na Casa de Petrópolis entre os dias 26 e 28 de novembro. Entrada é gratuita, mas é preciso fazer a reserva por e-mail ou whatsapp já que há limitação de público
Petrópolis foi contemplada para receber uma série de apresentações que fazem parte do projeto Música nas Cidades Históricas (MCUIH). O festival conta com grandes nomes da música brasileira e também vai passar pelas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais.
Foto: Divulgação Casa de Petrópolis
As atrações vão ocorrer na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura entre os dias 26 e 28 de novembro. Apenas a apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, no dia 28, será na Igreja do Sagrado Coração, às 10h.
O objetivo do festival é promover diálogos da música, com a história e a arte, difundindo e revitalizando os acervos musical e cultural brasileiro.
“É muito importante para a cidade receber um festival dessa magnitude. São nomes incríveis, de altíssima qualidade, que vem se apresentar aqui. E isso é histórico, um verdadeiro presente para a cidade porque, além de tudo, as apresentações são gratuitas”, afirma Rachel Wider, diretora executiva da Casa de Petrópolis.
Rachel destaca que, além de ser de grande relevância para o município, o festival também representa a consolidação da Casa de Petrópolis como Instituto de Cultura.
“Mostra que temos capacidade e infraestrutura para receber eventos desse porte. Somos gratos pela confiança na gestão da Casa e ficamos felizes em podermos oferecer um festival tão rico culturalmente para petropolitanos e turistas”, diz Rachel.
Atrações
Nomes como Turíbio Santos, Nicolas de Barros, Hamilton de Holanda, Gilson Peranzetta e Marcel Powell são alguns dos que fazem parte da programação do evento, que vai englobar canções instrumentais que passam pelos períodos Colonial e Imperial, chegando às canções contemporâneas.
A música promete passear pelos Lundus, Chorinho, Modinhas Coloniais e Imperiais, visitando a obra de autores como Padre Jose Mauricio, Marcos Portugal, Pedro I, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia, Villa-Lobos e Pixinguinha, chegando até à versão contemporânea, passando por Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Baden Powell e Tom Jobim.
O evento obedece todos os protocolos de segurança da Covid -19 determinados pelos municípios e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sobre os ingressos
Para as apresentações internas, o limite do público é de 60 pessoas. Já as apresentações externas, poderão receber até 200 pessoas. Quem tiver interesse em assistir as apresentações deverá garantir as inscrições por nome pelo e-mail culturacasadepetropolis@gmail.com ou pelo whatsapp (24) 99231-9476.
Veja a programação completa:
26/11
16h – Quadro Cervantes (apresentação interna)
17h30 – Duo Santoro (apresentação interna)
19h – Turíbio Santos (apresentação interna)
Local: Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura
27/11
11h – Camerata Oboé Rio de Janeiro (apresentação externa)
16h – Nicolas de Barros (apresentação interna)
17h30 – Quinteto Vila Lobos (recital e palestra) (apresentação interna)
20h30 – Hamilton de Holanda (apresentação externa)
Local: Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura
28 /11
10h – Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis
Local: Igreja Sagrado Coração
11h30 – Duo Tocata (apresentação externa)
16h – Gilson Peranzetta e Marcel Powell (apresentação interna)
Local: Casa de Petrópolis