Connect with us

Da 1ª metade do séc. XIX aos anos 80: mais de 20 historiadores reúnem estudos sobre Petrópolis em livro

Cidade

Da 1ª metade do séc. XIX aos anos 80: mais de 20 historiadores reúnem estudos sobre Petrópolis em livro

Projeto tem previsão de lançamento para 2022

Em uma narrativa plural e regida por diferentes olhares, cerca de 20 historiadores locais vão integrar um projeto de livro que compila seus respectivos estudos sobre Petrópolis. Com pesquisas que abrangem desde a primeira metade do século XIX à década de 80, “Petrópolis, entre o conhecido e o (des)conhecido: estudos reunidos e novas abordagens sobre a história da cidade” promete ampliar a visão dos leitores sobre a história petropolitana. O projeto ainda está em fase de edição, mas tem expectativa de ser lançado em 2022.

Nascido durante a graduação dos historiadores Lucas Ventura da Silva e Natalia da Paz Lage, o projeto surge da vontade de reunir e dividir com o público pesquisas recentes com que se depararam durante a elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso. São pesquisas que têm Petrópolis como peça central e cujas reflexões levam a abordagens locais, regionais e até nacionais de temas que caminham pela escravidão, abolição, imigração, industrialização, arte e política petropolitanas no século XX.

Foto: Divulgação

Como explica Lucas Ventura da Silva, mestrando em História Política, a ideia é tornar os estudos acessíveis e, com isso, estimular professores e alunos petropolitanos a expandirem seus questionamentos e reflexões sobre a cidade. “Nosso intuito, além de atender o público interessado, é, principalmente, oferecer caminhos e subsídios aos futuros pesquisadores. A escolha dos autores foi feita levando em consideração suas contribuições à história de Petrópolis na feitura de seus trabalhos anteriores, seja na graduação, mestrado ou doutorado”, aponta.

Fazem parte da obra Alessandra Bittencourt Figueiredo Fraguas, Alexandre Luís de Oliveira, Ana Carolina Maciel Vieira, Anna Carolina Eckhardt de Medeiros Rodrigues, Diego Grossi Pacheco, Eduardo Navarro Stotz, Glauber de Oliveira Montes, Ismênia de Lima Martins, Janaina Christina Perreyon Lopes, Lia de Aquino Carvalho, Lucas Ventura da Silva, Maria de Fátima Moraes Argon da Matta, Maurício Vicente Ferreira Junior, Natalia da Paz Lage, Norton Ribeiro, Oazinguito Ferreira da Silveira Filho, Patrícia Ferreira de Souza Lima, Pablo Gomes Goulart, Pedro Paulo Aiello Mesquita, Priscila Musquim Alcântara de Oliveira, Renata Aquino da Silva e Rosane Aparecida Bartholazzi.

Para a historiadora e professora Natalia da Paz Lage, que organiza o projeto junto de Lucas, a experiência tem sido única e representa a concretização de um desejo que ela acredita dividir com os petropolitanos: o de conhecer a fundo a própria história. “Desejo a todos nossos futuros leitores que esta obra traga prazer, conhecimento, curiosidade e desperte questionamentos levando para a historiografia de nossa cidade cada vez mais descobertas e ricas discussões”.

Foto: Serra Drone Imagens Aéreas

Com previsão de lançamento para 2022, o projeto está aberto a editoras com conselho científico certificado interessadas em publicar o trabalho. Caso seja necessário, o grupo vai organizar um financiamento coletivo para custear a edição e a impressão da obra. Se você conhece alguma editora que tenha interesse em contribuir com a ideia ou queira ajudar de alguma forma, a equipe pode ser contatada pelo e-mail proj.livropetropolis@gmail.com

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir