Connect with us

Após indisponibilidade de doador, petropolitana de 5 anos terá transplante de medula feito pelo irmão de 9 anos

Cidade

Após indisponibilidade de doador, petropolitana de 5 anos terá transplante de medula feito pelo irmão de 9 anos

Família pede por doações de todos os tipos sanguíneos para o dia do procedimento

Não é de hoje que a petropolitana Pietra, de 5 anos, comove a cidade. Tendo nascido com microcefalia e sido diagnosticada com hipoplasia medular – doença autoimune causada pela queda na contagem das células sanguíneas – ela, há quase dois anos, tem aguardado por um transplante de medula. Em maio deste ano ela chegou a encontrar um doador, mas que se tornou indisponível. Agora, quem fará o transplante é seu irmão, de 9 anos. A família de Pietra pede, com urgência, por doações de sangue.

Foto: Divulgação

Como aponta Tatiana de Brito Almeida Rodrigues, mãe de Pietra, com a indisponibilidade do doador que era 100% compatível com o organismo da filha, a recomendação do médico foi optar pela medula do irmão, que tem 50% de compatibilidade. A família tem urgência pela realização do procedimento, uma vez que a doença da petropolitana se mostra cada vez mais instável. Na última semana, ela precisou ser internada devido a um quadro de neutropenia, que ocorre quando o sistema de defesa fica baixo e começa a atacar o próprio organismo.

Foto: Divulgação

“Ela começou a ter febre, foi internada e fez uso de antibiótico por sete dias. As plaquetas e hemoglobinas também estavam baixas, então precisamos fazer duas transfusões de sangue e plaquetas”, explica Tatiana. Ainda segundo a mãe, Pietra será internada no dia 16 deste mês para a realização da quimioterapia pré-transplante. No dia 25, por sua vez, será feito o transplante de medula do irmão, Carlos Eduardo. Para o dia do procedimento, a família tem pedido por doações de todos os tipos sanguíneos.

Como o procedimento será realizado no Inca, o Instituto Nacional do Câncer, no Rio, as doações de sangue também precisam ser feitas junto ao banco de sangue do instituto. Sem necessidade de cadastro prévio, basta que os doadores informem, antes da doação, o nome da petropolitana – Pietra Ayumi de Brito Almeida Rodrigues. O Banco de Sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, no Centro do Rio. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados, o horário de funcionamento é de 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

Foto: Divulgação

Requisitos para ser um doador de sangue:

Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
Estar em boas condições de saúde;
Pesar no mínimo 50 kg;
Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
Não ter diabetes em uso de medicações

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir