Connect with us

Petrópolis antecipa segunda dose da Pfizer para vacinados até 20 de setembro

Cidade

Petrópolis antecipa segunda dose da Pfizer para vacinados até 20 de setembro

Segunda dose antecipada para este grupo estará disponível a partir de segunda (8)

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 do laboratório Pfizer/BioNTech até o dia 20 de setembro podem receber a segunda dose do imunizante em Petrópolis a partir desta segunda-feira (8).

Foto: Divulgação PMP

A redução no intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina – de 12 para oito semanas – segue recomendação do Ministério da Saúde, que anunciou a medida no fim do mês de setembro.

No mês passado a prefeitura anunciou a antecipação da segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer até 30 de agosto.

“A antecipação está sendo feita de forma escalonada para que a vacinação siga de forma organizada e respeitando o prazo de oito semanas, necessário entre a aplicação das doses, conforme orienta o Ministério da Saúde. Na segunda-feira, as pessoas que foram vacinadas até o dia 20 de setembro completam as oito semanas necessárias para o intervalo. Nos próximos dias anunciaremos as demais datas de antecipação”, diz o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Antecipação do prazo

Após a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde passou a antecipar o prazo, estabelecendo as oito semanas para as pessoas vacinadas a partir do dia 1º de outubro.

“As pessoas vacinadas a partir do dia primeiro de outubro já tiveram o intervalo reduzido, mas foi preciso organizarmos a antecipação para a aplicação daqueles que já tinham o agendamento no cartão de vacina para 12 semanas, pois estes também podem antecipar este prazo”, afirma o secretário.

“A Divisão de Imunização fez o planejamento considerando a chegada de novos lotes, o que nos permitiu ter em estoque vacinas em quantidade suficiente e também para que a equipe da Divisão de Imunização fizesse o levantamento dos prazos, convocando as pessoas para anteciparem a vacina na data certa”, explica Aloisio Barbosa.

A orientação é para que as pessoas vacinadas com a Pfizer verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose e acompanhem as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde para verificarem a data para receber a segunda dose. A segunda dose é aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira e não é necessário agendamento.

No momento da vacinação, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, CPF e documento de identidade com foto.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir