Petrópolis faz mais flexibilizações; hotéis, restaurantes e cinemas já podem funcionar com capacidade total
Estabelecimentos devem manter protocolos, como uso de máscaras e distanciamento
Com 88% de maiores de 12 anos vacinados com a primeira dose do imunizante contra a covid -19 e com 58% deste público alvo já com a segunda dose, Petrópolis avançou na flexibilização das atividades, incluindo a recepção turística, além de outras atividades econômicas, como os cinemas.
Pousada Dom – Foto: PCVB / Divulgação
Segundo decreto publicado no dia 19 deste mês, hotéis, restaurantes e cinemas já podem funcionar com capacidade total, desde que respeitando as regras sanitárias como uso de máscaras e álcool em gel, distanciamento e permanente higienização de objetos e equipamentos.
Foto: Pepper Divulgação
A expectativa é de que a nova flexibilização ajude a movimentar a economia na cidade neste período.
Um dos setores que foi duramente afetado pela pandemia e que agora comemora o avanço da vacinação e a flexibilização é da hotelaria.
Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, diz que o setor vive agora o “novo turismo”, já que as pessoas têm buscado espaços mais amplos, passeios preferencialmente ao ar livre, turismo rural e de aventura.
Pousada Le Siramat – Foto: PCVB / Divulgação
“Como a cidade tem todas estas nuances, além da rica história e cultura, Petrópolis já vinha sendo um refúgio bastante procurado, principalmente pela facilidade de acesso de carro, com fluxo do Rio e Minas”, afirma.
Otimismo para o fim de ano
A ocupação hoteleira nos últimos feriados de 7 de setembro e 12 de outubro em Petrópolis girou em torno de 90% da capacidade de ocupação permitida que, na ocasião, era de 70% dos leitos de cada estabelecimento.
E a expectativa é que para as novas datas, como os feriados de 15 de novembro (nacional) e 20 de novembro (estadual), é que o movimento seja ainda maior.
“A dica é garantir a reserva com mais antecedência e organizar o passeio com os roteiros de preferência com tranquilidade” aponta Fabiano Barros.
Para o secretário de turismo, ainda há novas perspectivas para movimentar a cidade com segurança neste ano, como a programação do Natal Imperial e o verão.
Hotel Pedra Bonita – Foto: Divulgação PCVB
O novo turismo também tem mudado o hábito das famílias que escolhem passar temporadas mais longas na cidade e inclusive em dias úteis.
“O trabalho remoto também proporciona que as pessoas possam estar de férias, mas mantendo algumas atividades. E isso tem influenciado no movimento da cidade. A maneira de Petrópolis receber seus visitantes com muitos cuidados sanitários também faz a diferença. Aqui, as pessoas sentem segurança”, conclui Fabiano Barros.
Veja também: Comprovação vacinal passa a ser exigida para liberação de eventos com até 3 mil pessoas em Petrópolis