Connect with us

Grupo de skatistas de Petrópolis forma coletivo em busca de fortalecimento para o esporte na cidade

Cidade

Grupo de skatistas de Petrópolis forma coletivo em busca de fortalecimento para o esporte na cidade

Objetivo é dar visibilidade e buscar iniciativas para valorizar o skate que é visto como ferramenta de transformação social

Um grupo de skatistas de Petrópolis criou um coletivo que busca fortalecer o esporte como ferramenta de transformação social em Petrópolis.

A ideia do coletivo, que envolve pessoas de 14 a 45 anos, é dar visibilidade e buscar iniciativas para valorizar o esporte na cidade.

Foto 1: Samuel Fortunato/ Foto 2: João Saidler

Neste ano, o skate ganhou ainda mais notoriedade mundialmente ao ser incluído como modalidade olímpica e com a conquista da medalha de prata pela brasileira Rayssa Leal, de 13 anos.

“O coletivo surgiu para movimentar o skate em Petrópolis de uma maneira mais organizada. A gente vê o skate não só como esporte, mas também como cultura, arte, saúde e transformação social”, diz o economista Bernardo Freitas, de 23 anos, um dos idealizadores do coletivo.

Espaço no Parque Municipal de Itaipava
Foto: Bernardo Freitas

O coletivo tem cerca de 20 pessoas ativas no momento e o grupo já conseguiu algumas conquistas como reparos emergenciais para a pista de skate que fica no Parque Municipal de Itaipava, em parceria com o poder público.

O grupo também se organiza e financia melhorias em alguns dos espaços por meio de vaquinhas.

Espaços

Atualmente, os espaços utilizados pelos skatistas em Petrópolis são: Praça do Skate e Câmara dos Vereadores, no Centro; Parque Municipal de Itaipava e Praça do CEU da Posse.

O grupo tem ainda parceria com o Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, que disponibiliza o espaço para prática do esporte.

Praça do Skate fica no Centro de Petrópolis
Foto: Divulgação Skate Petrópolis

“Estamos caminhando para conseguirmos ocupar novos espaços na cidade. O skate petropolitano já é famoso fora do município há algum tempo e gostaríamos que essa visão fosse compartilhada dentro de Petrópolis também. Sabemos que existe um tabu em torno do Skate, que a gente está tentando quebrar há anos. Os jogos olímpicos de Tóquio já ajudaram, mas gostaríamos que essa visão fosse compartilhada dentro da cidade também, ampliando o debate para uma prática que tem diversos benefícios”, afirma Bernardo.

Ele cita, por exemplo, o fato de o skate auxiliar crianças, adolescentes e adultos no combate à depressão e ansiedade, além de tirar muitas pessoas das ruas e levar para a prática de uma atividade saudável.

“Nossa busca é por mostrar e valorizar isso. Trazer uma visão para cidade que o skate está relacionado a vários benefícios, como a sociabilidade e promoção da saúde”, conclui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir