Connect with us

Cenário da fome em Petrópolis será discutido em seminário do Fórum Itaboraí nesta quarta-feira

Cidade

Cenário da fome em Petrópolis será discutido em seminário do Fórum Itaboraí nesta quarta-feira

Assunto será abordado por especialistas no seminário que comemora os dez anos da Fiocruz em Petrópolis. Transmissão será on-line

O cenário da fome em Petrópolis será tema de seminário promovido nesta quarta-feira (20) pelo Fórum Itaboraí: Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa especial da presidência da Fiocruz na cidade.

O seminário marca os dez anos da Fiocruz Petrópolis, instituição que funciona no Palácio Itaboraí, e será transmitido on-line pelo canal da instituição no youtube.

A questão da vulnerabilidade social e fome no município vem sendo tema de diversos debates nas últimas semanas após a viralização de uma foto com uma fila de pessoas aguardando doações de ossos e restos de carnes em um caminhão no Centro da cidade.

Foto: Sonia Cupido

Fome como problema público

Durante o seminário, serão abordados tanto os panoramas mundial e nacional sobre a fome quanto a situação da insegurança alimentar em Petrópolis e os desafios para a política municipal.

Na ocasião, Denise Tarin, procuradora de Justiça de Tutela Coletiva, que coordena o Programa de Segurança Humana desde 2014, também vai abordar a situação da fome como um problema público.

O evento vai contar ainda com o diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg; a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – COMSEA, Talita Berti; Francisco Menezes, integrante do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil, da Agenda 2030, que presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) entre 2004 e 2007; Rosane Borsato, atual coordenadora da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Petrópolis e ex-Secretária Municipal de Assistência Social.

Outros nomes presentes no seminário são de Miriam Langenbach, membro e fundadora da Rede Ecológica; Robson Patrocínio, Fiocruz Mata Atlântica, atua nos projetos Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e Lúcia Helena Almeida, Engenheira Agrônoma, Mestre em Agricultura Orgânica (UFRRJ / Embrapa).

Programação

Segurança alimentar: há fome em Petrópolis?

14h: Mesa de Abertura – Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí, e Talita Berti, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – COMSEA.

14h10 – 14h40: A crise da fome no mundo e no Brasil – Francisco Menezes, integrante do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil, da Agenda 2030. Presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) de 2004 a 2007.

14h40 – 14h55: A Insegurança Alimentar em Petrópolis, desafios para a política municipal – Rosane Borsato, Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Petrópolis e Ex-Secretária Municipal de Assistência Social.

14h55 – 15h10: A Fome como problema público – Denise Tarin, Procuradora de Justiça de Tutela Coletiva. Coordena o Programa de Segurança Humana desde 2014.

15h10 – 15h30: Canais alternativos e solidários de produção e comercialização de alimentos – Miriam Langenbach, membro e fundadora da Rede Ecológica.

15h30 – 15h50: Escola Pública e Segurança Alimentar e Nutricional -PNAE, merenda escolar hortas escolares – Robson Patrocínio, Fiocruz Mata Atlântica, atua nos projetos Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

15h50– 16h10 A Agricultura Urbana e a Agroecologia – instrumentos para Segurança e Soberania Alimentar – Lúcia Helena Almeida, Fórum Itaboraí, Eng. Agrônoma, Mestre em Agricultura Orgânica (UFRRJ / Embrapa).

16h10 – 17h: Teses para a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional COMSEA 2021- Felix Rosenberg.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir