Connect with us

Projeto de escola pública de Petrópolis estimula estudantes a fazerem releituras de obras literárias

Cidade

Projeto de escola pública de Petrópolis estimula estudantes a fazerem releituras de obras literárias

Lições que vão além das páginas

Um trecho que vira prosa poética, um personagem que se torna inspiração para uma canção e um sentimento que se mostra ponto de partida para uma pintura ou desenho. No projeto Talentos Adolescentes, do Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, os estudantes da turma 1001 (integral) são convidados a, mensalmente, fazerem releituras de obras literárias com cores, ritmos e palavras. Além de estimular o hábito da leitura, a iniciativa tem os incentivado a ocupar o palco do protagonismo juvenil e descobrirem novos talentos.

Foto Divulgação

Iniciado no 2° semestre deste ano, o projeto acontece numa parceria entre as professoras Iulie Toman, da disciplina de Projeto de Intervenção e Pesquisa, Isabela Raposo, de Língua Portuguesa, e Paula Vaz de Carvalho Gonçalves Campos, de Empreendedorismo. Numa dinâmica em que os próprios estudantes escolhem as obras literárias – sempre em domínio público – para serem lidas e, posteriormente, discutidas e relidas, a proposta tem transformado seus olhares sobre os livros, colegas e até deles mesmos.

Para a educadora Paula Vaz, de 37 anos, o projeto consiste em fazer dos jovens os protagonistas da história. “Desde 2017 o Ciep Cecília Meireles conta com o Ensino Médio em tempo integral com ênfase em empreendedorismo. Eu e as demais professoras sempre trabalhamos em parceria e minha maior satisfação é perceber como os jovens nos surpreendem, como são talentosos e como sempre temos a aprender com eles. Devemos abrir espaço para que eles sejam os protagonistas”, descreve a educadora.

Fotos: Alan Paschoal da Silva – Maria Beatriz Costa Alves

No primeiro mês de projeto os livros escolhidos pelos estudantes foram O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie. A partir deles foram produzidos desenhos, pinturas, produções audiovisuais e até prosa poética. Para a aluna Maria Beatriz Costa Alves, de 15 anos, a iniciativa tem se mostrado uma importante peça na união do grupo e na promoção da autoconfiança de cada um. Sinal de aprendizado e responsabilidade, os frutos dos Talentos Adolescentes já têm sido colhidos.

“Sempre gostei de escrever, mas tinha muita vergonha de mostrar meus textos. O projeto foi o empurrãozinho que faltava para vencer isso. Depois do projeto eu e o restante da turma começamos a ler os livros com um olhar mais crítico e sempre pensando em como os representar por meio dos nossos talentos”, diz Maria Beatriz, cujo ponto de vista é compartilhado pela também aluna e participante do projeto, Maria Eduarda Kaezer Martins, de 16 anos. Segundo Maria Eduarda, a ação tem aberto portas para as individualidades de cada um.

Fotos: Divulgação

“Tivemos uma grande evolução no trabalho em equipe, o que foi fundamental na elaboração do projeto. Também tive um novo olhar em relação a cada um pois pude perceber que temos muitos talentos diferentes que nos tornam únicos e especiais, e isso é lindo!”, descreve Maria Eduarda. Interdisciplinar e com impactos que vão muito além da grade curricular, a proposta tem proporcionado, ainda, o envolvimento com a tecnologia para compartilhamento dos avanços do grupo, de recursos de pesquisa e, inclusive, de direitos autorais.

Segundo a aluna Liziane de Jesus Baltazar, de 16 anos, o projeto tem estimulado o aprendizado de uma maneira completa e inovadora em que reinam os sentimentos de entusiasmo e, sobretudo, segurança entre professores e colegas. “O projeto Talentos Adolescentes nos incentiva à mudança, ao desenvolvimento e cria um sentimento de segurança. Juntos, estamos desenvolvendo uma nova perspectiva sobre a escola, vendo que não temos que nos reprimir. Agora sentimos que temos voz, e essa é uma das principais pautas que trazemos”, conclui Liziane.

Aqueles interessados em acompanhar os próximos passos dos talentosos estudantes da turma 1001 integral do Ciep Cecília Meirles podem acompanhar o perfil do projeto, no Instagram @talentos_adolescentes

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir