Connect with us

Petrópolis terá ‘Dia D de Multivacinação’ para crianças e adolescentes na próxima semana

Cidade

Petrópolis terá ‘Dia D de Multivacinação’ para crianças e adolescentes na próxima semana

Campanha de multivacinação segue sendo realizada em 15 unidades de Saúde

Em Petrópolis, o Dia D de multivacinação que visa mobilizar a população para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 15 anos será realizado no dia 23 de outubro (sábado). A campanha prevê a disponibilização de vacinas para 17 tipos de doenças, entre os quais sarampo, poliomielite, caxumba, catapora e meningite. 

A data é diferente da prevista inicialmente pelo Ministério da Saúde e visa garantir que todas as unidades estejam abastecidas com todas as vacinas em quantidade suficiente para atender 100% do público que chegar para atualizar a caderneta – a entrega de vacinas do Ministério da Saúde ao Estado e do Estado aos municípios está prevista para ser feita na próxima semana. 

Foto Reprodução Internet

A Secretaria de Estado permite que o município defina a melhor data para fazer esta mobilização. Para garantir que o município tenha disponível todas as vacinas do Ministério da Saúde e tenhamos todas elas em quantidade suficiente disponíveis para a atualização das cadernetas de vacinação, definimos que o Dia D será em 23 de outubro”, explica o Secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 1º e segue sendo realizada até o dia 29 deste mês, com a vacinação sendo feita em 15 postos em diferentes pontos da cidade. “Desde o início do mês, estamos realizando a campanha com as vacinas em diferentes pontos da cidade para facilitar o acesso da população. É importante que pais e responsáveis atualizem a carteira de vacinação para proteger suas crianças e adolescentes contra as doenças que são evitáveis”, destaca.

Importante destacar que em Nota Técnica divulgada no fim do mês passado, o Ministério da Saúde informou que as vacinas podem ser aplicadas de forma simultânea à vacinação contra a covid-19, sem a necessidade de intervalo, o que permitirá, por exemplo, que adolescentes que estão sendo vacinados contra a covid-19 no momento possam receber as demais vacinas.   

“Inicialmente o Ministério estabelecia um prazo de 14 dias entre a vacina contra a covid-19 e as demais vacinas, mas o Ministério atualizou as recomendações referentes a coadministração das vacinas covid-19 com as demais vacinas em uso no país para não exigir mais o intervalo mínimo entre as vacinas covid-19 e as demais vacinas em uso no país. Com isso, as vacinas contra a covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo”, lembra o secretário de Saúde Aloisio Barbosa.

Pontos de vacinação

Até o dia 29 as vacinas estarão disponíveis nos seguintes pontos:

1 – PSF da Posse

2 – UBS de Pedro do Rio

3 – Ambulatório Escola

4 – Centro de Saúde do Itamarati

5 –  Centro de Saúde Coletiva do Centro

6 – Hospital Alcides Carneiro

7 – UBS Itaipava

8 –  UBS Morin

9 – PSF Alto da Serra

10 – PSF São Sebastião

11- UBS Alto Independência

12 – UBS Quitandinha

13 – UBS Mosela

14 – UBS Retiro

15- UBS Araras

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir