Connect with us

Projeto Água: ONG de Petrópolis completa 17 anos com 15 mil árvores plantadas e programas de educação ambiental para crianças e jovens

Petrópolis do bem

Projeto Água: ONG de Petrópolis completa 17 anos com 15 mil árvores plantadas e programas de educação ambiental para crianças e jovens

Projeto está em expansão com a construção de novo espaço de 115 mil m²

Com 110 mil m² de área destinada ao reflorestamento e atingindo a marca de 15 mil árvores plantadas, a ONG Projeto Água completa nesta quarta-feira (06/10) 17 anos de fundação. Criada em 2004 pela empresa Carbografite e com sede em Secretário, em Petrópolis, a fazenda onde está a ONG também abriga diversos projetos socioambientais e de educação ambiental, principalmente voltados para crianças e jovens.

Foto Divulgação

A ONG tem como missão instruir os visitantes sobre o uso racional da água doce e limpa do planeta e o que devemos fazer para preservá-la. Ao todo, já são 14 programas educacionais instruindo de forma lúdica e divertida conceitos de sustentabilidade, cidadania e ações que ensinam os visitantes sobre como viver sem causar tanto impacto ao meio ambiente.

“Antes da fundação do projeto, nós já fazíamos as nossas ações, em escolas, instituições, etc. Mas tínhamos a necessidade de mostrar mais do que simplesmente a teoria, porque as crianças viam e pouco entendiam. Então precisávamos encontrar um lugar com bastante água para que as crianças entendessem. E nós conseguimos esse local, que é maravilhoso. Era uma fazenda industrial, de criação de porcos, e antes tinha sido uma plantação de café, então tivemos muito trabalho, mas conseguimos transformar o local e hoje ele é o que é”, explica o fundador da ONG e diretor presidente da Carbografite, Ivens Paulo Dais da Silva.

Foto Divulgação

Projeto vai ganhar nova área e Museu dos Barcos

Além dos 215 mil metros quadrados que hoje abrigam a ONG, o Projeto Água está ganhando um novo espaço. Uma área com mais 115 mil metros quadrados vem sendo construída, ao lado da fazenda, para abrigar novas atividades. 

“É um espaço com diversas nascentes. Estamos limpando porque antes pertencia a um haras. Então estamos transformando as baias dos cavalos e fazendo ruas para as crianças caminharem até as nascentes. A ideia é expandir as atividades da ONG. Vamos levar pra lá também o Museu dos Barcos, onde já temos 30 réplicas de barcos”, completa Ivens.

Foto Divulgação

Conheça a história da Fazenda

Com 215 mil metros quadrados de área, a Fazenda Projeto Água conta com cerca de metade desse espaço destinado ao reflorestamento. Ela está inserida na Serra do Mar e é contribuinte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, sendo principal instrumento de efetivação da ONG. 

Foto Divulgação

A propriedade no passado tinha como atividade principal o cultivo do café, o que tornou, com o passar dos anos, um solo pobre de nutrientes devido a falta de diversidade de espécies nativas da Mata Atlântica. Logo após, o local foi explorado para a criação de suínos, virando um espaço sem vegetação e rico apenas de pastagens. 

Quando a Carbografite adquiriu a propriedade em 2004, para ser sede da ONG Projeto Água, a empresa teve o conhecimento da riqueza existente no local resumida em 32 nascentes de água potável. Foi quando, após estudo e mapeamento da área, foi iniciado o primeiro programa prático, o Reflorestamento, focando a parte ambiental para preservação de nossas nascentes, e também a Educacional, instruindo o quanto as florestas influenciam na preservação delas. 

Foto Divulgação

Ao longo desses 17 anos o projeto tem como resultado a formação de uma floresta nativa com mais de 15 mil árvores plantadas “por crianças que lá participam, se alegram, brincam e saem de lá com algo diferenciado que fica marcado na memória”, destaca Sylvia Reis, diretora de Comunicação da ONG e integrante dos programas e atividades. 

“O trabalho desenvolvido na instituição junto aos voluntários e parceiros, passa a ser um somatório de forças, conhecimento e desenvolvimento da Educação Ambiental da cidade de Petrópolis”, completa ela.

Programas de educação ambiental

Atualmente, os programas consistem em teoria e prática e passam a ser modelos simples e fáceis para serem implantados no dia a dia das escolas e moradia dos participantes.

São eles:

  • Programa Água é Vida
  • Programa de Reflorestamento
  • Programa Água para Todos
  • Fonte da Sabedoria
  • Programa os Caminhos da Água
  • Um Jardim para as Borboletas
  • Oficina dos 5Rs
  • Programa Horta Escola
  • Programa Jardim dos Sentidos
  • Aquaponia e Estufa
  • Os Pássaros que Vivem Aqui
  • Horta Medicinal Suspensa
  • Ler para Transformar
  • Museu do Barco Mario Veiga

Vale lembrar que o espaço recebe grupos de estudantes com agendamento prévio. Mais informações pelo e-mail: assessoria@projetoagua.org.br. Ou pelo telefone: (24) 2222-9900 Ramal 1197.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir