Defesa Civil está em estágio de atenção para possíveis ocorrências por conta da chuva em Petrópolis
Há previsão de chuva forte e rajadas de ventos para as próximas horas
As condições do tempo se mantêm instáveis em Petrópolis com a aproximação e passagem de uma frente fria, com a probabilidade de ocorrência de chuva de intensidade moderada a forte, na tarde desta segunda-feira (4).
Devido aos registros de chuva ocorridos no último domingo (3), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias permanece em Estágio Operacional de Atenção. Como medida de prevenção, todas as sirenes foram acionadas com o aviso de chuva forte prevista para as próximas horas. As equipes estão sendo reforçadas para o atendimento de chamados de emergência e permanecerá com os agentes em sobreaviso até amanhã (5/10).
Foto: Gaia Vani
Previsão de chuva forte e rajadas de ventos
Para hoje, pode haver registro de raios e rajadas de vento intenso, o que pode provocar quedas de árvores e destelhamento de edificações. “Pedimos a população que fique atenta aos informes com os alertas da Defesa Civil. No caso de acionamento das sirenes, se houver a recomendação, que as pessoas se desloquem para os pontos de apoio e não arrisquem suas vidas. Nossas equipes estão de prontidão para o atendimento de ocorrências”, destacou o secretário de Defesa Civil, o tenente coronel Gil Kempers.
A Defesa Civil segue com o acompanhamento constante da previsão do tempo para, além do acionamento das sirenes, possível mobilização dos pontos de apoio nas comunidades. O monitoramento em tempo real pelo Centro Integrado de Monitoramento e Operações (CIMOP) é mais um recurso utilizado pelas equipes para a identificação de situações de risco e, quando necessário, acionamento de demais órgãos de serviços e segurança.
Até o momento, a região de Itaipava é a que registra maior acumulado de chuva, com o registro de 74,25mm/24h. Em seguida está a localidade de Capim Roxo, em Pedro do Rio, com 69,75 mm/24h. Neste domingo, foram registradas cinco ocorrências, sem vítimas. As quatro equipes de plantão se deslocaram para atendimento de chamadas de queda de árvore e alagamentos. Os agentes da Defesa Civil estão de sobreaviso para o suporte a possíveis ocorrências. Em caso de emergência, o número 199 deve ser acionado.
Maiores registros de chuva até o momento:
Itaipava (INEA) – 74,25mm/24h
Capim Roxo – Pedro do Rio (INEA) – 69,75 mm/24h
Posse (INEA) – 69,25mm/24h
Independência (Cemaden RJ) – 63mmm/24h
Nogueira (Cemaden BR) – 61,23mm/24h