Connect with us

Artistas petropolitanos contam a história da cidade em exposição com peças feitas em papel

Agenda

Artistas petropolitanos contam a história da cidade em exposição com peças feitas em papel

Técnica vem sendo aperfeiçoada pelo grupo há três décadas

De 8 a 17 de outubro a Casa da Princesa Isabel será habitada por ainda mais história do que o normal. Durante o referido período, o imóvel será sede da exposição “Coragem e Fé”, que retrata, em peças feitas de papel, aspectos da colonização germânica da cidade. Ao todo, são 40 peças que, com seus diferentes tamanhos, texturas e composições, se tornam convites para a imaginação.

Foto: Divulgação

Tendo no papel sua principal matéria-prima, a exposição induz à leitura, para além dele, de importantes personagens e passagens da história do município. De acordo com Sérgio Bortolotti, um dos organizadores da exposição, a mostra teve sua estreia em 2018, na Bauernfest. Em 2020 ela aconteceria na Casa da Princesa Isabel, mas, devido à pandemia, teve que ser cancelada.

Segundo Sérgio, a mudança, no fim das contas, se mostrou positiva, uma vez que foi graças a ela que foram feitas melhorias nas peças já existentes e a criação de outras inéditas. “Com esse período de espera desenvolvemos outras peças, como a de D. Pedro II, São Pedro de Alcântara, de pontos turísticos e da Princesa Isabel que, mesmo não fazendo parte da história contada nessa mostra, foi homenageada como anfitriã”, explica.

Foto: Divulgação

Realização da Di Paola Criações Artísticas – coletivo formado por artistas de uma mesma família petropolitana – a mostra “Coragem e Fé – a Colonização Germânica de Petrópolis” é, na verdade, um recorte de um projeto mais amplo intitulado “Petrópolis, um sonho real”. Como antecipa Sérgio, a intenção é apresentar ao público outros personagens ilustres e a influência de imigrantes de outras origens na história do município.

Foto: Divulgação

“Queremos abordar importantes fatos que contribuíram para a construção da história de Petrópolis e que, muitas vezes, se confundem com a história do Brasil. Em 1990 tivemos nosso primeiro contato com a técnica do papel marche e, desde que identificamos o potencial artístico desse material, passamos a utilizá-lo na elaboração dos nossos projetos”.

Numa técnica que vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, a família de artistas – composta por Valéria Bortolotti, Lorena Bortolotti, Henriqueta Bortolotti e Sérgio Bortolotti – conseguiu fazer com que as peças tenham durabilidade e, ao mesmo tempo, plasticidade para modelar. O impecável trabalho do grupo poderá ser conferido de 08 a 17 de outubro, na Casa da Princesa Isabel, que fica na Avenida Koeler, nº 42, no Centro.

Aos sábados, a mostra funcionará das 10h às 19h e, de domingo a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada custa R$ 5. Têm direito a gratuidade estudantes de escolas públicas, mediante agendamento prévio, e comerciantes com carteirinha do Sesc.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir