Connect with us

Praça Dom Pedro recebe atividades físicas gratuitas nesta quarta em celebração ao Dia Mundial do Coração

Agenda

Praça Dom Pedro recebe atividades físicas gratuitas nesta quarta em celebração ao Dia Mundial do Coração

De 9h às 16h também serão oferecidas orientações sobre as doenças cardiovasculares e aferição da pressão arterial e glicose à população 

No Dia Mundial do Coração – celebrado nesta quarta (29/9) – a Prefeitura de Petrópolis vai promover na Praça D. Pedro uma programação gratuita com atividades físicas e orientações com intuito de conscientizar a população sobre os problemas cardiovasculares. De 09h às 16h, equipes da Áreas Técnicas da secretaria de Saúde, do Samu, e da secretaria de Esporte, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL) estarão no local atendendo o público que passar pela praça.

Foto Divulgação / PMP

Logo cedo, às 09h, será realizado um aulão com os professores do programa Agita Petrópolis. Os profissionais irão permanecer o dia todo no local ensinando dicas de exercícios que podem ser feitos em casa ou em locais públicos, como praças ou parques. Segundo o secretário da SEPJIL, Leandro Kronemberger, o objetivo é conscientizar a população da importância da prática da atividade física.

“Esporte é promoção da saúde. É uma forma de prevenir doenças. E as pessoas podem começar com uma simples caminhada. Nossa equipe vai estar na Praça Dom Pedro justamente orientando a população da importância da prática da atividade física regular”, disse Berg.

Além disso, quem passar pela praça, poderá verificar a pressão arterial e glicose e receberá um treinamento de primeiros socorros oferecido pelo SAMU. Além disso, serão oferecidas orientações sobre alimentação saudável com nutricionista, como parar de fumar, dicas de exercícios que podem ser feitos em casa ou em locais públicos e indicações em saúde para a população LGBTQPIA+.

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, é médico cardiologista. Ele fala da importância de conscientizar as pessoas sobre as doenças cardiovasculares: “Temos que falar para as pessoas sobre as formas de evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, os principais fatores e como mudar os hábitos para levar uma vida saudável. Precisamos orientar e educar a população sobre as doenças. Principalmente para as pessoas que sofrem com o infarto, causando 30% na morte de pessoas que sofrem o ataque cardíaco”.

Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir