Connect with us

Serra Serata: festival da gastronomia italiana começa nesta sexta-feira nos restaurantes de Petrópolis

Cidade

Serra Serata: festival da gastronomia italiana começa nesta sexta-feira nos restaurantes de Petrópolis

São 60 estabelecimentos inscritos no festival, que vai até o dia 3 de outubro

A Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a Casa D´Itália Anita Garibaldi, abre oficialmente nesta sexta-feira (24/9) o Serra Serata – Tutti a Tavola, festival gastronômico que tem por objetivo manter viva a tradição da cultura italiana em Petrópolis. São 60 estabelecimentos inscritos no festival que vai até o dia 3 de outubro.

Foto: Divulgação Serra Serata

Restaurantes participantes

Adaptado aos tempos atuais, haverá opção de atendimento presencial, take away e também delivery. O festival terá cinco categorias específicas: restaurantes especializados (que servem apenas a culinária italiana), pizzarias (que tenham a pizza como carro-chefe em seus cardápios), outros restaurantes (casas que oferecem gastronomia diversificada e incluem também a italiana), só delivery (que servem os pratos da culinária italiana apenas nesse formato) e produtos gastronômicos (para a inclusão de produtores de caponatas, antepastos, pães, massas, biscoitos e doces italianos, entre outros). A curadoria do evento será de Cristina Pellegrini e Walmir Ferreira, comerciantes diretamente ligados à gastronomia italiana em Petrópolis.

Para acompanhar os detalhes do festival, como lista completa dos participantes, pratos oferecidos, fotos e valores, basta acessar o site www.petropolis.rj.gov.br/serra-serata.

Exposição de artesanato

Além do festival gastronômico, o Serra Serata deste ano contará com uma exposição e venda de artesanato, que acontecerá na Praça Visconde de Mauá, no Centro, no próximo fim de semana (25 e 26/09) e no seguinte (02 e 03/10). A Casa D´Itália Anita Garibaldi realizará uma missa, em celebração à cultura e as tradições italianas em Petrópolis, na quinta-feira, dia 30/9, às 19h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que será transmitida também pelo facebook (facebook.com/casaditalia.garibaldi).

Lançamento do festival

O lançamento do festival aconteceu na última terça (21), no Restaurante Locanda Centro Histórico, e contou com a presença do prefeito Hingo Hammes, do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, do subsecretário de Grandes Eventos da Setur-RJ, Marcelo Monfort; do Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, do bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, entre outras autoridades.

O prefeito Hingo Hammes destaca a importância do festival que, além de manter a tradição da homenagem às famílias de descendência italiana na cidade. “Agradeço à Casa d´Itália Anita Garibaldi pela oportunidade desta parceria, de mais uma vez festejar essa cultura através de uma de suas maiores tradições, que é a gastronomia”, destaca o prefeito.

Na adesão ao festival, os representantes dos estabelecimentos assinaram um termo de responsabilidade, garantindo que o atendimento presencial será realizado com a atenção devida a todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde, assim como as medidas de segurança alimentar previstas nas normativas da vigilância sanitária.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir