Connect with us

Artista retrata beleza de atrativos turísticos de Petrópolis em porcelana e cerâmica

Cidade

Artista retrata beleza de atrativos turísticos de Petrópolis em porcelana e cerâmica

Riqueza arquitetônica da cidade inspira a arte de Giancarlo Rubini

A beleza dos atrativos turísticos de Petrópolis é retratada em porcelana e cerâmica pelo artista plástico Giancarlo Rubini.

Foto: Arquivo Pessoal Giancarlo Rubini

Ele transforma a riqueza arquitetônica dos atrativos da cidade em canecas, pratos e azulejos.

Entre os pontos já retratados pelo artista estão: Trono de Fátima, Palácio de Cristal, Museu Imperial, Casa de Petrópolis, Casa de Santos Dumont, Parque Cremerie, Palácio Quitandinha e a Casa do Colono. Difícil é encontrar o que escapou aos olhos de Giancarlo.

Foto: Arquivo Pessoal Giancarlo Rubini

“Nossa cidade é multicultural. São vários estilos e culturas para retratar, como alemã, italiana, portuguesa”, conta.

O artista revela que apesar de já ter se inspirado em diversos atrativos ainda não conseguiu fazer nem metade do que gostaria.

“Sempre acho um palacete novo. Um que está na minha lista é um casarão tipo um castelo que fica entre a Praça da Liberdade e a Avenida Koeler”, diz.

Produção

Para produzir as obras, ele primeiro fotografa os pontos. Em seguida, faz o desenho e a pintura. O contorno é feito com uma caneta de bico de pena que ganhou da bisavó. Ele utiliza ainda óleo de copaíba, canela e pigmentos. Após todas essas etapas, as peças vão ao forno a uma temperatura de 800ºC.

Giancarlo é graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e revela que sua arte foi uma herança dos pais. O pai matemático e a mãe fazia pintura em porcelana.

Obras temáticas

Giancarlo também se inspira nas festas temáticas da cidade, como a Bauernfest e Serra Serata.

Artista se inspira em paisagens italianas para exposição da festa Serra Serata que ocorre neste mês em Petrópolis
Foto: Arquivo Pessoal Giancarlo Rubini

No momento, ele conta inclusive que está produzindo para uma exposição da Serra Serata, festa inspirada na cultura italiana, que vai ocorrer neste mês em Petrópolis, nos restaurantes.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir